O Papa recebe carta do Presidente

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 1 de abril de 2003 as 12:54, por: cdb

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, foi recebido nesta segunda-feira em audiência pelo papa João Paulo II a quem entregou uma carta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo nota do Itamaraty sobre a audiência, a carta de Lula ao papa diz que o Brasil tem acompanhado com grande expectativa as ações dos diversos emissários da Santa Sé e o envolvimento pessoal do Papa João Paulo II na busca de solução pacífica para a crise do Iraque.

“Nação onde a maior população católica do mundo convive pacificamente com outros credos, o Brasil compartilha da preocupação da Santa Sé frente à constituição de novo foco de instabilidade e ao possível agravamento de extremismos”, diz ainda a carta entregue ao papa.

A carta também afirma que a comunidade internacional está hoje particularmente necessitada de autoridade moral e liderança espiritual e ressalta a importância da atuação do papa nos desdobramentos da crise provocada pela guerra no Iraque.

De acordo com a nota do Itamaraty, “o papa tem papel extremamente importante a desempenhar na retomada do diálogo sobre o futuro do Iraque e na reorganização de uma ordem mundial fundada na tolerância, na solidariedade e no respeito ao direito internacional.”