O euro é um desastre, diz presidente tcheco

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 5 de abril de 2012 as 15:34, por: cdb

O euro como moeda única europeia é um desastre e um projeto equivocado, disse o presidente tcheco, Vaclav Klaus, ao canal de televisão France 24, em uma declaração que suscitou uma grande polêmica nesta quinta-feira (5).
“Não há nenhum debate sobre a adesão à zona do euro na República Tcheca e não há um calendário para isso, afirmou Klaus, que mostrou um claro ceticismo de seu país com relação à moeda continental.

“Não somos sócios da zona euro”, expressou o chefe de Estado, ao considerar que para muitos países, a moeda comunitária constitui uma camisa de força pois complica a situação das respectivas economias da Eurozona.

Da mesma forma, o presidente reiterou sua rejeição ao pacto fiscal europeu, já que na sua opinião passaria a Bruxelas o controle sobre o orçamento tcheco.

“Nossa dívida é muito menor que a média da União Europeia, por isso não é correto que nos digam como colocar nossas finanças públicas em ordem”, disse Klaus.

Ainda que as afirmações do político centro-europeu ocorreram na segunda-feira no marco de sua visita à Paris, a exibição da entrevista citada na televisão francesa ocorrerá após a sexta, informaram nesta quinta-feira os meios tchecos.

Do chamado Grupo dos 27, apenas a República Tcheca e o Reino Unido recusaram o tratado fiscal de austeridade orçamental, já Praga mantém-se como um dos dez Governos comunitários que resistem ao uso da moeda europeia em seu território.

Fonte: Prensa Latina

 

..