O cumprimento certo

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 3 de janeiro de 2013 as 09:33, por: cdb

Quando você vê uma pessoa, encontra com ela, manda o manual dos bons costumes, trocar um cumprimento. Bom dia, boa tarde ou boa noite, conforme determina o relógio ou, como queiram alguns, a posição do sol. Isto parece o lógico ou natural, certo? Mais ou menos.

Para os telejornais é quase assim. Praticamente todos – sejam louvadas as exceções, porque a Globo decidiu de outra maneira, só entram com o “boa noite”, quando é o caso, depois da escalada ou das manchetes.

Soa como você dar de cara com alguém, e dizer a ele: “olha, eu acabei de ver uma trombada na esquina”. Ou: “falei com a Maria pelo telefone”, para, depois de um intervalo solene, formal e obrigatoriamente, saudar ao seu amigo. Na grande maioria dos jornais americanos ou da Europa não é assim. Primeiro de tudo o cumprimento, depois o resto.

Aqui, isto foi criado pela Alice-Maria, quando diretora da Globo e xerocado pelas demais. Na minha opinião, ou corta o “boa noite” ou bota no lugar correto, quando do primeiro encontro do jornalista com o telespectador. E pronto.

 

TV Tudo

Projeto

 

Em entrevista ao Oliveira Andrade e José Armando Vanucci na Jovem Pan, Moacyr Franco revelou que tem o projeto de um novo programa em estudos no SBT.

O título provisório é “Sofá da Hebe by Moacyr Franco”. Ele recebendo pessoas e colocando coisas em flash-back. Depende do Silvio abraçar.

 

E outra…

 

No mesmo “Jornal de Serviço”, da Pan, Mauricio de Sousa, o “pai da Mônica”, também revelou em entrevista que vai produzir cerca de 200 filmes para o mercado externo e também para o interno.

De acordo com solicitação dos canais fechados.

 

Do mesmo jeito

 

A Bandeirantes entrou em 2013 sem um outro alguém para ocupar direção executiva de Jornalismo e Esporte, cargo ocupado pelo José Emílio Ambrósio até dezembro passado.

Há, desde o primeiro momento, uma torcida interna para a efetivação do interino Valdir Zwetsch.

 

No ar

 

Rafael Cortez está no ar desde as primeiras horas deste ano novo, anunciando a sua estreia na Record.

E sempre colocando o “Brasil“ no fim de todas as chamadas do “Got Talent”.

 

Perigas

 

Percebe-se que a cada ano está havendo maior esforço em esconder a São Silvestre. Durante muito tempo, foi no fim de noite do último dia do ano. Depois, entenderam que era melhor botar durante a tarde e, agora, já está de manhã.

Numa dessas, ainda pode voltar ao horário antigo, não sem antes de um passeio na madrugada.

 

Está fora

A jornalista Mariana Godoy, atualmente na bancada do “Jornal das Dez”, da Globo News, não participará da transmissão do carnaval paulistano em 2013.

Mariana Ferrão, do “Bem Estar”, já está definida como sua substituta, e irá trabalhar no evento ao lado de Cléber Machado.

 

 

Ordem dos trabalhos

 

Agora, definida a escalação de Ângela Leal como protagonista, a produção de “Dona Xepa” acelera a pré-produção da novela no que diz respeito a cenários, arte e figurinos.

Nesses próximos dias, mais tardar até o fim da semana que vem, estarão estabelecidas as datas para início das gravações e estreia.

 

Está completo

 

O elenco da “Xepa” está todo escalado. Além da Ângela Leal, estão fechadas as participações de Thais Fersoza, Arthur Aguiar, Alexandre Barilari, Bia Montez, Castrinho, Manoelita Lustosa, Giuseppe Oristaneo, Marcela Muniz, Alessandra Loyola, Pérola Faria, Bemvindo Sequeira, Luiza Tomé, Mauricio Mattar, Marcio Kieling, Rayana Carvalho, Ítala Nandi, Gabriel Gracindo, Léa Garcia, José Dumont, Augusto Garcia e Diego Montez. Direção do Ivan Zettel.

 

Coisa de americano

Como não encontrou nada melhor, o canal Bloomberg, especializado em notícias sobre economia, inova na conversa de uma jornalista com o seu entrevistado. Colocou os dois, mais câmeras, microfone e iluminação numa roda gigante.

Enquanto a coisa girava, a conversa – no caso – rodava.

 

Lado comédia

 

Chamada para a novela do Walcyr Carrasco, substituta de “Salve Jorge”, Elizabeth Savalla fará uma das principais personagens da história.

Segundo se informa na Globo, trata-se de uma ex-chacrete, que odeia a Rita Cadilac. Ela também viverá de pequenos golpes e irá integrar o núcleo de humor. De folga em Ilha Bela, Carrasco não foi localizado para confirmar a informação.

 

Clarice Alves e Daniela Escobar
Clarice Alves e Daniela Escobar

Cinema

As atrizes Clarice Alves e Daniela Escobar, em Búzios, no último dia de filmagem do média-metragem “Entre Amores” do cineasta Bruno Saglia.

Clarice, que mora em Madri, foi descoberta pelo cinema nacional: em menos de 6 meses participou de 2 filmes e já pensa em passar uma temporada maior no Brasil.

 

 

 

Bate – Rebate

·       Curioso o que acontece por aí. Tem shopping que resolve sortear Mercedes-Benz e economiza no ar condicionado.

·       Outra, constata-se nas ruas, não existe nada mais perfeito que o comercial com vários Felipe Massa. É o que mais existe por aí.

·       A Record deu férias ao Geraldo Luiz e colocou René Marcelo em seu lugar.

·       Observando bem, no ar, pelo menos, ele procura ser um pouco do Datena, do Silvio, do Fausto, do Amaury… Um mix de todos.

·       No fim, conta o pessoal de lá, que ele demora cerca de meia hora para se encontrar.

·       A Globo já iniciou conversas para renovar com os jurados do “The Voice”.

·       Se tudo correr como se espera, o assunto estará totalmente resolvido até o fim deste mês.

·       Marília Gabriela volta a gravar no SBT nos dias 30 e 31 próximos.

·       E uma semana antes no GNT.

·       Ratinho também volta, ao vivo, com o seu programa no dia 21.

·       Mas até lá continuará com inéditos, em gravações, no ar.

C´est fini

 

O programa “Conversa de Gente Grande”, apresentado por Marcelo Tas, voltará à grade da Bandeirantes no próximo dia 12.

Agora, aos sábados, e não mais aos domingos.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Colaboração:   José Carlos Nery

anunciocolunatv