Nurusltan Nazarbayev tornou-se o presidente vitalício

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 15 de maio de 2011 as 06:40, por: cdb

O Parlamento do Cazaquistão votou o regresso de Nurusltan Nazarbayev para presidente vitalício. 

«A Comissão parlamentar adoptou esta decisão tendo em conta o papel histórico do primeiro presidente como um dos fundadores do Cazaquistão novo e independente, assim como a necessidade de completar as reformas políticas e económicas anteriormente iniciadas », afirmou o deputado Yermet Zhumabayev.

Nazarbayev está no poder desde 1989.A oposição considera que a decisão é um «passo atrás» neste país rico em petróleo e fronteiriço com a China, onde a vida política é dominada por grupos de clãs, baseados no parentesco. « É o maior retrocesso para a democracia», declarou Oraz Zhandosov, líder do partido da oposição Real Ak Zhol.

Nazarbayev, 66 anos, cujo mandato expira em 2012, não deu até agora nenhum indício sobre quando planeia retirar-se ? ou se algum dia o fará ? nem sobre quem poderá ser o seu sucessor.

Apenas um dos cem deputados presentes na eleição votou contra a lei, que se aplica só ao actual presidente. Todos os líderes vindouros terão direito apenas a um mandato.

No parlamento foram também aprovadas uma série de mudanças constituicionais, como a proposta do próprio Nazarbayev de reduzir o mandato presidencial para cinco anos.