Número de turistas estrangeiros no Chile cresce 12,8%

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 26 de dezembro de 2003 as 17:44, por: cdb

O número de turistas estrangeiros que viajaram ao Chile aumentou este ano 12,8 por cento em comparação com 2002, com um total de 1,7 milhão de visitantes, informaram nesta sexta-feira, fontes oficiais.    

De acordo com os dados do Serviço Nacional de Turismo (Sernatur), as receitas provenientes do turismo registraram um aumento de 8,4 por cento com relação ao ano anterior, ao totalizar 1,048 bilhão de dólares.

O diretor da Sernatur, Oscar Santelices, e a gerente da Corporação de Promoção Turística do Chile (CPC), Helen Kouyoumdjian, explicaram em uma entrevista coletiva que houve este ano uma recuperação do número de turistas argentinos, depois da brusca queda ocorrida neste país no ano passado devido à grave crise econômica.

– Este ano os turistas argentinos aumentaram 4 por cento, e estimamos que durante o verão (janeiro a março), a chegada de nossos vizinhos aumente ainda mais – ressaltou Santelices.

Por sua vez, Helen Kouyoumdjian destacou que os países que registraram um maior crescimento foram, precisamente, aqueles onde essa entidade e o Sernatur intensificaram e desenvolveram ações promocionais, nas quais foram investidos 4,4 milhões de dólares.

O número de turistas vindos da Espanha aumentou 24,2 por cento com relação a 2002; da Alemanha, 25,9 por cento; do Reino Unido, 34,4 por cento; dos Estados Unidos, 9,3 por cento; do Canadá, 15,4 por cento; do México, 50,2 por cento; do Brasil, 32,9 por cento, e da Colômbia, 42,7 por cento.

As autoridades turísticas também apresentaram o resultado de uma enquete realizada com os visitantes que foram ao Chile em 2003, durante a alta temporada.

Segundo esta enquete, 44 por cento dos entrevistados manifestaram que sua visita foi “de acordo com o esperado”; 42,5 por cento disseram que foi “próximo do esperado” e 0,5 por cento se sentiram “frustrados”, enquanto que 99,2 por cento afirmaram que voltariam a visitar o Chile.