Número de mortos por tremor na Indonésia pode chegar a milhares

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 1 de outubro de 2009 as 10:37, por: cdb

Equipes de resgate trabalhavam nesta quinta-feira para encontrar sobreviventes ou corpos de pessoas presas sob destroços depois que um forte terremoto atingiu a cidade de Padang, possivelmente matando milhares.

O terremoto de magnitude 7,6 atingiu a cidade portuária de 900 mil habitantes na quarta-feira, danificando centenas de edifícios. Linhas telefônicas apresentaram problemas, dificultando o trabalho das autoridades para medir o tamanho da destruição e o número de mortos.

– Eu já vi terremotos aqui antes e este foi o pior. Há sangue por toda parte, pessoas com seus membros amputados. Vimos prédios caírem, pessoas morrendo – disse o norte-americano Greg Hunt, 38, no aeroporto de Padang.

Um repórter da Reuters na cidade afirmou que os bombeiros estavam retirando pessoas dos edifícios, mas havia pouco sinal de alguma ajuda sendo distribuída. Foi reportada ainda uma falta de combustível e relatos de roubos.

O ministro da Saúde, Siti Fadillah Supari, disse a repórteres em um aeroporto em Jacarta antes de ir a Padang que o número de mortos pode chegar na casa dos milhares, dada a amplitude do dano. Um funcionário compilando dados do desastre no Ministério Social coloca o número de mortos confirmados em 529.

Um novo terremoto, de magnitude 6,6, atingiu outra parte de ilha de Sumatra nesta quinta-feira, causando novo pânico. O epicentro do novo tremor – em terra, mais ao sudeste – foi a 154 quilômetros a noroeste da Bengkulu, afirmou o Serviço Geológico dos Estados Unidos.