Número de mortos em deslizamento sobe para sete na Califórnia

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 27 de dezembro de 2003 as 14:17, por: cdb

Subiu para sete o número de pessoas mortas em decorrência de delizamentos de terra provocados pela chuva na Califórnia durante o Natal.Cinco das vítimas faziam parte de um grupo de jovens e crianças que estava passando o Natal num acampamento no Canyon Waterman, no distrito de San Bernardino (cerca de 100 km a leste de Los Angeles).

Outras duas foram encontradas em um camping no município de Devore, cerca de 8 km a oeste do Canyon Waterman. Nesse camping, 32 trailers ficaram destruídos.Pelo menos nove pessoas permanecem desaparecidas, entre elas nove crianças e adolescentes com idade variando entre seis e 16 anos.

Árvores

Os deslizamentos que atingiram o acampamento Santa Sofia, no Canyon Waterman, ocorreram pouco depois das 13h (19h, hora de Brasília) do dia de Natal.

Cerca de nove centímetros de chuva foram registrados na região durante o Natal, atingindo encostas cuja vegetação natural havia sido bastante danificada por incêndios durante o verão.De acordo com cientistas, a existência de menos raízes, que seguram a lama, pode ter facilitado a ocorrência dos deslizamentos.

Acredita-se que, em alguns pontos atingidos, a lama tenha mais de 3,5 metros de profundidade. Além disso, três pontes foram destruídas por causa da chuva, dificultando ainda mais o trabalho das equipes de resgate.

Os deslizamentos de terra foram tão fortes que arrancaram duas casas de suas fundações no acampamento, que é mantido pela Igreja Ortodoxa Grega.Segundo a agência de notícias Associated Press, 28 pessoas estavam passando o Natal no Santa Sofia. Quatorze delas haviam sido resgatadas no dia de Natal.