Número 2 da Al Qaeda morre no Paquistão esta semana

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 27 de agosto de 2011 as 18:01, por: cdb

Número 2 da Al Qaeda morre no Paquistão esta semana

WASHINGTON (Reuters) – Segundo no comando da Al Qaeda, Atiyah abd al-Rahman, foi morto em 22 de agosto no Paquistão, afirmou neste sábado uma autoridade sênior dos Estados Unidos à Reuters.

A autoridade não disse a forma como Rahman foi morto, mas afirmou que o fato ocorreu em Waziristan, noroeste do Paquistão, onde oficiais acreditam que os membros da Al Qaeda estão se escondendo.

A morte, que acontece pouco após o falecimento do líder da Al Qaeda, Osama bin Laden, teve alto impacto sobre a organização extremista, disse a autoridade norte-americana.

“A morte de Atiyah é uma tremenda perda para a Al Qaeda pois dependia fortemente dele (Ayman al-Zawahri) para ajudar a coordenar e gerenciar a organização, especialmente depois de Bin Laden morrer”, disse a autoridade. Zawari substituiu bin Laden como líder da Al Qaeda após o falecimento deste, também no Paquistão.

“A valiosa coleção de materiais no complexo de bin Laden mostrou claramente que Atiyah estava profundamente envolvido na direção de operações da Al Qaeda mesmo antes do ataque. Ele tinha múltiplas responsabilidades na organização e será muito difícil de substituir”, disse o funcionário dos EUA.

O secretário de Defesa dos EUA, Leon Panetta, disse no mês passado em visita ao Afeganistão que acreditava que a defesa estratégica da Al Qaeda poderia ser alcançada caso os EUA conseguissem matar ou capturar até 20 líderes restantes do grupo central e seus afiliados.

“Está ao nosso alcance derrotar estrategicamente a Al Qaeda e espero conseguir me focar nisso, trabalhando, obviamente, com minha agência”, disse Panetta, que dirigia a CIA até o fim de junho.

(Reportagem de Caren Bohan)

Reuters