Novos professores serão formados através do Consórcio Cederj

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 3 de setembro de 2003 as 17:48, por: cdb

O governo do estado vem trabalhando para formar professores, através do Consórcio Cederj (Centro de Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro), vinculado à Secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. O principal objetivo é oferecer cursos de graduação à distância voltados para a formação de professores e a interiorização do ensino superior.

Atualmente, o Centro conta com dois mil alunos em seus 14 pólos regionais, além dos cinco mil alunos do curso de pré-vestibular social.

– A intenção é ampliar a oportunidade e oferecer mais vagas para 2004 através da criação de novos pólos e a abertura de mais dois cursos: Tecnólogo em informática, credenciado pela UFRJ e a Uerj, e de licenciatura em Geografia, credenciado pela UFRJ e a UFF – adianta a governadora Rosinha Garotinho.

– O problema com professores nas áreas de ciências e exatas é nacional. Em todo o país, nas escolas públicas, há 254 mil vagas que não são preenchidas por absoluta falta de profissionais com formação adequada para ocupá-las, tanto nas turmas de ensino médio, quanto nas de 5ª à 8ª séries do ensino fundamental – relata o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Fernando Peregrino.

Segundo dados do Sindicato dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (Sepe), as maiores dificuldades no Rio de Janeiro estão nas disciplinas de Matemática, Física, História, Geografia, Literatura e Química.

O curso de licenciatura em Matemática (diplomação da UFF) é oferecido nos pólos regionais de Bom Jesus de Itabapoana, Cantagalo, Itaperuna, Macaé, Paracambi, Petrópolis, Piraí, São Fidélis, São Pedro d’Aldeia, Três Rios, Volta Redonda e São Francisco de Itabapoana.

O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (diplomação da Uenf e da UFRJ) é oferecido nos pólos de Bom Jesus de Itabapoana, Itaperuna, Macaé, Paracambi, Petrópolis, Piraí, São Fidélis, Três Rios e Volta Redonda. O curso de Licenciatura em Física (diplomação da UFRJ) acontece em Itaperuna, Macaé, Três Rios e Volta Redonda.

Já o curso de Pedagogia para as séries iniciais (diplomação da Uerj e UniRio) é oferecido exclusivamente para professores da rede pública, “visando a urgência em atender a requisição do Ministério da Educação, que exigirá dos professores do ensino básico curso superior até 2006”, explica Peregrino.

O curso está sendo oferecido nos pólos de Cantagalo, Paracambi, Piraí, São Fidélis, Três Rios, Volta Redonda, São Francisco de Itabapoana, Rio-Uerj-Maracanã e Nova Friburgo.