Novo sistema de informatização já funciona nas Unidades de Saúde

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 4 de abril de 2012 as 12:46, por: cdb

Aproximadamente 100 servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) foram treinados e capacitados para utilizar o novo sistema de atendimento informatizado, já implantado nas 18 unidades de saúde, Pronto Atendimentos, Centro Municipal de Atenção Secundária – Cemas Mais Saúde, Centro de Especialidades Odontológicas CEO e na sede da Semsa, no Centro. O sistema oferece vários benefícios, como programas de assistência ambulatorial, administrativo, produção, agendamento de consultas e exames, regulação, laboratório, entre outros.

De acordo com Jander Vasconcelos, consultor do sistema de implantação do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), as unidades e serviços de saúde da atenção básica e especializada estão sendo gerenciadas através do novo sistema, facilitando o trabalho dos servidores e agilizando na marcação de consultas e exames para os pacientes. “A organização é fundamental para o atendimento rápido e fácil para a população. Estamos treinando auxiliares, técnicos, enfermeiros e demais profissionais para que estejam habilitados a usar o CPqD”, disse o consultor.

O CPqD é simples e fácil. O usuário é cadastrado no sistema desde o atendimento na recepção, passando pela consulta, exames, agendamento, até a remarcação de consultas e outros serviços oferecidos pela Saúde. Exames como eletrocardiograma, teste ergométrico, eco cardiograma, ultrassonografia, mamografia já são marcados nas unidades de saúde. O paciente já sai com dia, local e horário marcado.

O registro informatizado dos procedimentos ambulatoriais vai ajudar nos dados de produção, gerando informações estratégicas que irão melhorar o serviço de acolhimento ao cidadão.  Com o sistema, os gerentes vão ter um papel fundamental de gestores com respostas e soluções mais rápidas para a população.

 

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação Semsa

Jussara Baptista

27 3388-4170 / 9747-4037