“Novo” single de Michael Jackson é um “engano”

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 13 de outubro de 2009 as 12:34, por: cdb

Horas depois do lançamento do primeiro single póstumo de Michael Jackson, This Is It, em meio a uma grande expectativa nesta segunda-feira, surgiu a informação de que a faixa foi gravada 18 anos atrás por um cantor porto-riquenho.

Além disso o co-autor da música My Way, Paul Anka, ameaçou entrar com uma ação contra o espólio de Jackson por uso correto de propriedade e pagamento de royalties.

Os administradores dos bens rapidamente reconheceram as queixas de Anka e lhe garantiram 50% de copyright, um potencial grande pagamento para o canadense de 68 anos. E uma perda igual para a fortuna de Jackson.

– Eles perceberam o engano, eles perceberam que é minha música, eles perceberam que é minha produção do seu vocal no meu estúdio e estou ganhando 50% por todo o projeto, o que é justo –, afirmou Anka em vídeo colocado no site de fofocas.

A canção data de 1983, quando era conhecida como I Never Heard,  uma parceria entre Jackson e Anka, e feita para ser incluída no álbum de Anka. Mas a parceria acabou, Jackson levou as fitas originais e Anka as pegou de volta.

Em 1991 a música foi finalmente lançada depois que Anka a colocou a um cantor latino desconhecido chamado Sa-Fire.

Tanto I Never Heard quanto This Is It possuem o mesmo vocal e linha de piano, apesar da faixa mais nova contar com overdubs dos irmãos de Jackson.

Mas This Is It foi promovida como uma nova gravação de Michael Jackson, uma das várias gravações não lançadas que devem surgir nos próximos dias. 

Ela foi disponibilizada na Internet cerca de 4 meses após a morte do cantor em Los Angeles.