Novo presidente paraguaio anuncia viagem pelo Mercosul

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 28 de abril de 2003 as 15:39, por: cdb

O presidente eleito do Paraguai, Nicanor Duarte Frutos, recebeu nesta segunda-feira os cumprimentos protocolares de vários presidentes latino-americanos e anunciou uma viagem pelos demais países do Mercosul.

Ele também recebeu a visita do embaixador brasileiro em Assunção, Luiz Augusto de Castro Neves, que cumprimentou Duarte pela eleição em nome do governo Lula.

– O Brasil fará tudo que esteja a seu alcance para trabalhar em conjunto com os paraguaios. A prosperidade do Brasil não estará completa se não contar com a prosperidade do Paraguai -, afirmou Castro Neves.

O presidente eleito também recebeu telefonemas dos governantes da Argentina, Eduardo Duhalde, da Colômbia, Álvaro Uribe, e do Uruguai, Jorge Batlle.

Duarte Frutos, do Partido Colorado, venceu as eleições do último domingo (27) com 37,3% dos votos, uma diferença de 13 pontos percentuais sobre o segundo colocado, o ex-vice-presidente Julio César Franco.

– Vou começar uma viagem pelo Mercosul e tenho convite do primeiro-ministro [José María] Aznar e do rei da Espanha. Vou viajar com o companheiro Luis Castiglioni [seu vice] -, disse o advogado e ex-ministro Duarte, a uma emissora de rádio local.

No último domingo (27), o Paraguai votou pela quarta vez em eleições gerais desde a deposição da ditadura de Alfredo Stroessner, em 1989. Foram escolhidos também parlamentares e autoridades regionais. Segundo observadores internacionais, a votação foi tranqüila e sem incidentes. A participação foi de mais de 60% do eleitorado, que é de 2,4 milhões de pessoas.

Duarte Frutos recebeu telefonemas com cumprimentos também dos principais candidatos derrotados e do atual presidente Luis González Macchi, também do Partido Colorado. Com a eleição de Duarte, os colorados ganharam mais cinco anos de governo. O partido já está há 56 anos no poder, mais do que qualquer outro no mundo.

Os resultados oficiais ainda não foram divulgados, mas já se sabe que Franco, do Partido Liberal Radical Autêntico, ficou em segundo lugar, com 23,85% dos votos, seguido por Pedro Fadul, do Movimento Pátria Querida, com 21,72%.

A principal novidade dessas eleições foi o uso de quase 4.000 urnas eletrônicas fabricadas no Brasil. Cerca de 46% dos eleitores as usaram. Os observadores consideraram positiva sua adoção, já que apenas nove delas apresentaram defeitos e tiveram de ser substituídas por cédulas de papel.

Duarte Frutos assume o cargo em 15 de agosto.