Novo Museu da Flora Nativa será inaugurado em São José

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 6 de abril de 2012 as 11:11, por: cdb

A Prefeitura de São José dos Campos lança nesta segunda-feira (9), às 9h, mais um bosque do Programa Museu da Flora Nativa, em área de preservação do Rio Paraíba. A área fica na Avenida Shishima Hifumi, no bairro Urbanova, região oeste da cidade.

O lançamento será marcado pelo plantio das primeiras mudas que vão compor o Museu, cerca de 80 espécies, entre elas Aldrago, Araçá, Aroeira, Cedro, Copaíba, Embaúba, Jequitibá, Jatobá, Paineira, Pau-Brasil, Palmito Jussara e Pitanga.

As mudas terão padrinhos especiais: um grupo de servidores veteranos da Prefeitura fará o plantio, simbolizando a vivência e a história no serviço público municipal. A iniciativa faz parte das comemorações para os servidores que estão em processo de aposentadoria.

O Museu da Flora Nativa é um Programa da Secretaria de Meio Ambiente e consiste na criação de novos bosques na cidade, que abrigarão espécies de árvores nativas da mata atlântica e do cerrado, que representam o patrimônio arbóreo do município.

Cada um desses museus oferecerá um recanto para o lazer e educação ambiental, coleta de sementes de espécies raras, e também pesquisas científicas. Neles a população poderá conhecer o desenvolvimento das mudas em todas as etapas do crescimento até a fase adulta.

As espécies do museu serão catalogadas e georeferenciadas para compor um banco de dados contendo nome científico, nome popular e outras informações importantes, disponibilizadas pela internet à população.

Parte das espécies, que serão plantadas nos bosques, é cultivada no viveiro municipal e outras serão importadas das regiões do país, por não serem mais encontradas no Vale do Paraíba. O Museu da Flora Nativa será formado continuamente, como um acervo que aos poucos ganhará obras raras.

Em 2011 a Prefeitura lançou o primeiro museu na Avenida Alto do Rio Doce, Altos de Santana, região norte, e na área de preservação do Rio Pararangaba, na Rua Angelina B. Gregória, no Jardim Califórnia, região leste. Um museu está instalado no distrito de Eugênio de Melo, na área de preservação do Centro Embraer de Educação Ambiental Jequitibá. No total serão implantados sete Museus da Flora Nativa, beneficiando todas as regiões da cidade.

Leia mais notícias: Secretaria de Meio Ambiente