Novo formato para a Alca será apresentado por Brasil e EUA em Miami

Arquivado em:
Publicado Quinta, 13 de Novembro de 2003 às 22:58, por: CdB

O Brasil e os EUA concordaram em apresentar, juntos, um novo formato para as negociações da Área de Livre Comércio das Américas (Alca) durante a reunião dos ministros dos 34 países, que ocorrerá em Miami nos próximos dias 20 e 21.
 
Os países que co-presidem as negociações vão propor a negociação de um acordo amplo entre os parceiros, com regras gerais para todos os seus capítulos, e a possibilidade de acertos plurilaterais sobre temas mais polêmicos, a serem concluídos apenas entre os parceiros que considerem interessante negociá-los.

A informação foi confirmada pelo ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, ao final da reunião convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para definir a estratégia do Brasil em Miami, concluída por volta das 22h da última quinta-feira.
 
O acerto foi fechado no último sábado, durante um encontro entre Amorim e o representante dos EUA para o Comércio, Robert Zoellick. No mesmo dia, a idéia foi exposta aos outros 14 ministros dos países da Alca, reunidos nos arredores de Washington.

Embora ainda seja uma incógnita a resposta que esses e outros parceiros da Alca darão em Miami, Amorim declarou-se mais otimista com a possibilidade de êxito da reunião.
 
- O principal resultado da reunião de Miami será um acordo que possibilite a intensificação das negociações, com o respeito às flexibilidades que concordamos em adotar na arquitetura da Alca - afirmou o ministro.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo