Novo Conselho Municipal de Turismo toma posse nesta sexta-feira, em Jundiapeba

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 8 de março de 2012 as 16:09, por: cdb

O novo Conselho Municipal de Turismo tomará posse nesta sexta-feira (09/03), a partir da 10 horas, no Paradise Golf, em Jundiapeba. O órgão existe em Mogi das Cruzes há dez anos, mas a partir do mandato 2012-2014 terá as suas funções ampliadas – além de consultivo, como era anteriormente, passará a atuar também de forma deliberativa e fiscalizadora. No mesmo evento, será criado pela Prefeitura uma Comissão Municipal que acompanhará a possibilidade de Mogi das Cruzes sediar uma seleção na Copa do Mundo de 2014.

O coordenador municipal de Turismo, Fábio Barbosa, explica que o novo Conselho Municipal será formado por 28 membros da Administração Municipal – um titular e um suplente indicados pelas secretarias – e 28 de entidades representativas da sociedade ligadas ao setor turístico, como o Bunkyo, Ciesp, Festa do Divino, Sesi e Sebrae, entre outros: “As novas atribuições do conselho atendem a um pedido das entidades ligadas ao segmento. Trata-se de um grupo muito bem representado”, analisa.

Barbosa salienta que, nos últimos três anos, a cidade teve um crescimento notável de seu potencial turístico. Ele ressalta que esse avanço ocorreu a partir do reconhecimento das características do município e de apostas em eventos e curta duração. “O prefeito Marco Bertaiolli sempre afirma que Mogi não é como uma capital do Nordeste, com praias e onde se pode passear uma semana. Mas, por outro lado, temos como manter uma programação de eventos capaz de gerar renda e empregos”, comentou.

Copa do Mundo

Também nesta sexta-feira, a Prefeitura de Mogi das Cruzes oficializará a criação de uma Comissão Municipal que acompanhará os preparativos para a Copa do Mundo de 2014. De acordo com Barbosa, o Paradise Golf possui um pré-contrato com a Fifa que o credencia a ser uma possível sede para uma das seleções que disputarão o Mundial de futebol. O coordenador de Turismo salienta, porém, que não é possível afirmar que Mogi das Cruzes receberá uma seleção.

“Temos toda a fase de classificação das equipes e só a partir de 2013 será possível haver uma discussão mais detalhada a respeito do tema. Mas esta Comissão Municipal irá acompanhar todo este processo de perto”, disse Barbosa, acrescentando que, nesta sexta-feira, um representante do Comitê Paulista da Fifa para a Copa do Mundo dará uma palestra no Paradise sobre o assunto. (MAS)