Novo administrador-geral americano chega a Basra

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 12 de maio de 2003 as 08:41, por: cdb

O novo administrador americano para o Iraque, Paul Bremer, chegou à cidade de Basra com a missão de tentar restabelecer a estabilidade política no país.

Bremer, que foi diplomata e trabalhou em missões antiterrorismo, disse estar contente por ajudar os iraquianos a resgatar seu país de um regime autoritário.

Entre as tarefas de Bremer estão a de continuar a recuperação da infra-estrutura básica do Iraque, afetada pela guerra, e a de apontar um novo governo interino para o país.

O atual líder da administração americana no Iraque, Jay Garner, negou estar deixando o cargo antes do planejado, mas ainda não está claro qual é o papel que ele vai desempenhar de agora em diante.

Bagdá

A indicação de Bremer é parte de uma reformulação da equipe americana que está administrando o Iraque e que tem sido criticada por falhar no restabelecimento de serviços essenciais, da lei e da ordem no país.

No domingo, Barbara Bodine, encarregada da administração da região de Bagdá, deixou o posto antes de completar um mês na função.

De acordo com analistas, mesmo alguns funcionários de dentro da operação de reconstrução da região admitiram que não estavam preparados para a tarefa.

Várias cidades vizinhas a Bagdá ainda não têm eletricidade e água encanada, o lixo é jogado nas ruas e muitos lojistas mantém seus comércios fechados com medo de saques.