Novo abalo sísmico teria sido sentido nesta quarta-feira em Montes Claros

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 4 de abril de 2012 as 13:07, por: cdb

Por: Luís Alberto Caldeira

Um novo tremor de terra teria atingido Montes Claros por volta das 8h10 da manhã desta quarta-feira, 4 de abril de 2012. As informações são do chefe de Defesa Civil Municipal, Matson Malveira. O possível abalo sísmico, de pequena intensidade, teria sido sentido na região do Grande Santos Reis, de acordo com relatos de moradores.

O Observatório Sismológico da Universidade de Brasília não confirma o fato, já que a estação sismográfica mais próxima, localizada no distrito de Caraíbas, em Itacarambi/MG, não está enviando seus dados para a central, assim como aconteceu durante os três tremores sentidos na madrugada da última segunda-feira, quando não foi possível mensurar a intensidade dos mesmos.

De acordo com Lucas Vieira Barros, coordenador geral da equipe responsável pelo Boletim Sísmico Brasileiro, estes tremores em Montes Claros são resultados de acomodações de terras, “quando elas se quebram e se rompem, e as partes espalhadas da falha passam a ocupar uma nova posição de equilíbrio”, explica. Ele também salienta que o Obsis já está tentando comunicação com equipe de Caraíbas para manutenção do sismógrafo.

Para que não seja confundida com abalo sísmico, por ter estrondo semelhante, a Defesa Civil Municipal informa que uma queima de dinamites que seria realizada na parte da manhã no Morro Dois Irmãos pela empresa JLX Mineração para a Lafarge foi reprogramada para hoje às 17h. Entretanto, ressalta Matson Malveira, esta rotina não estaria relacionada ao primeiro fato. Alerta ainda que os sismos registrados não são motivo de pânico e que o órgão está preparado para orientar a população em casos de urgência. O telefone de plantão é o (38) 3229-3510.