Novela é escrita, dirigida e estrelada por moradores

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 14 de outubro de 2009 as 11:57, por: cdb

A vida na pequena cidade de Allariz, no norte da Espanha, com pouco mais de cinco mil habitantes, mudou depois que a Prefeitura convocou os moradores para produzir a primeira telenovela feita pela população local.

Os moradores se transformaram em atores, diretores, maquiadores e figurinistas voluntários para a série, que será transmitida diariamente no canal local público de televisão e pela internet.

A série não se trata de um reality show sobre a vida na cidade, mas uma obra de ficção escrita, dirigida e estrelada pelos habitantes.

A ideia surgiu depois que a Prefeitura lançou um canal de TV com versão para a internet. No início, as transmissões contaram apenas com informações sobre o turismo local, mas logo surgiu o espaço para os vídeos caseiros enviados pelos moradores e no final de setembro foi lançada a campanha – aprovada por plebiscito – para criar a novela.

– Em princípio, nossos objetivos eram dar novos conteúdos ao canal Rádio e Televisão de Allariz e incentivar a criação de um espaço de diversão e formação de novas tecnologias e aproximá-lo dos moradores –, explicou a coordenadora do canal de TV municipal, Patricia Blanco.

– Mas como nosso povo adora participar de qualquer coisa, o projeto cresceu. Aqui chamando, todo mundo vem. Agora viramos um produto cultural bastante peculiar –, afirmou.

Para aprovar o aumento do projeto, a Prefeitura informou a população que a verba disponível não era suficiente para financiar o novo produto.

Os moradores então assumiram a participação voluntária e decidiram que, exceto a parte técnica custeada pelo canal público, todo o restante – cenários, trilha sonora, figurinos, adereços, atores, maquiagem, roteiros e direção – sairá de um mutirão em que cada morador ajudará com o que tenha em casa e saiba fazer.

– Não temos orçamento. A única coisa que podemos fazer para agradecer a esta população é uma festa que faremos no dia da estreia –, disse a coordenadora, que espera começar as transmissões em novembro com capítulos de 15 minutos diários.

A novela, que ainda não tem nome definitivo, terá como tema uma história de disputas familiares pela herança de um milionário.

O roteiro escrito por dois moradores de Allariz está baseado nas séries americanas dos anos 80 como Dallas, mas com cenários, personagens e sotaque galego.

A história começa com a morte do patriarca da família rica que administra um balneário de luxo. Logo chega o irmão do falecido que tinha imigrado à França e surgem as intrigas entre descendentes e herdeiros com pitadas de invejas, crimes e romances.

Segundo os moradores- novelistas, qualquer semelhança com a realidade “será mera coincidência”.