Novas regras para obtenção de visto de entrada e permanência nos EUA

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 16 de julho de 2003 as 11:24, por: cdb

Entraram em vigor a partir da última terça-feira as novas regras para solicitação de vistos temporários de entrada e permanência nos EUA. Agora todos os solicitantes devem comparecer pessoalmente à Embaixada ou Consulado mais próximo para uma entrevista.

Apenas alguns casos específicos são dispensados da entrevista: solicitantes que tenham até 16 anos de idade ou acima de 60 anos; autoridades governamentais e funcionários de organizações internacionais viajando em missão oficial; solicitantes de visto diplomático ou oficial; pessoas que estejam renovando vistos que tenham expirado há no máximo 12 meses, contanto que o visto solicitado seja da mesma categoria que o visto expirado e que o oficial consular não tenha nenhuma indicação de que o solicitante possui alguma inelegibilidade ou irregularidade dentro das leis e regulamentos de imigração dos Estados Unidos; portadores de visto de turismo (B-2) que desejam solicitar um visto de negócios (B-1) ou vice versa.

As novas regras têm mais um detalhe: cônjuges não podem se apresentar para a entrevista no lugar do parceiro ou dos filhos maiores de 16 anos. Anteriormente os pedidos podiam até ser feitos por despachantes e agências de viagens, o que não ocorrerá mais.

As medidas fazem parte do pacote de segurança adotado pelos Estados Unidos depois dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001.