Novas plataformas ameaçam TV paga

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 3 de novembro de 2015 as 09:22, por: cdb

Por Flávio Ricco – do Rio de Janeiro:

Na semana passada aqui se falou da entrada do Google, via YouTube, na briga dos direitos esportivos, levantando questões que até agora carecem de maiores e melhores esclarecimentos.

Mas ainda assim, há a necessidade de se colocar outras situações, também importantes e bastante oportunas, entre elas algumas muito particulares do nosso país. A barreira tecnológica, hoje, é uma delas, mas que tende a ser diferente no futuro com o 4G e 5G. Só neste ano existem estimativas de vendas entre 50 e 60 milhões de smartphones. Em plena crise!

Netflix pode ameaçar a TV paga no Brasil
Netflix pode ameaçar a TV paga no Brasil

Também é necessário levar em conta que em muitos países, principalmente da Europa, onde a penetração da TV paga é maior do que 60%, os direitos esportivos já migraram para ela. E quando este patamar for atingido no Brasil, com serviços de banda larga mais eficientes e melhor qualidade de preço, as TVs pagas é que mais serão ameaçadas por plataformas como Youtube, AppleTV, Netflix etc…

Já se deve considerar que a compra de direitos, esportivos e outros, se acentuará bastante após isso.

Por outro lado

Não podemos deixar de lado, de forma nenhuma, a questão fiscal, originada pelos serviços que essas plataformas realizam. Este já é um problema de fato.

E não só no Brasil. Tais empresas, como Google e companhia bela, quando questionadas informam que estão atentas a este ponto, mas ninguém sabe o que isto significa de verdade.

De qualquer forma

A realidade hoje é outra e ninguém deve ignorar que várias novidades inevitavelmente ainda irão surgir nos próximos tempos.

O que se pretende é que tudo aconteça de uma forma justa, sem deslealdades ou transgressões. O que não se deve jamais admitir é que esses avanços não atendam as leis estabelecidas.

Ronaldo contratado

O estilista Ronaldo Ésper
O estilista Ronaldo Ésper

O costureiro Ronaldo Ésper assinou contrato com a Record e deve estrear dentro de uma ou duas semanas no “Hoje em Dia”.

Em seu novo quadro, ele vai abordar a questão dos vestidos de noiva.

Dar sugestões e dizer o que pode ou não pode ser feito.

Novo comando

Jean Teppet, executivo de televisão bastante conhecido, com passagens importantes no SBT, acaba de assumir a superintendência da holding da Rede Brasil, com as suas emissoras de TV e rádio.

Está levando com ele três diretores, Aléssio Castelli, Roberto Sanchez e Gaspar Marçal.

Envenenado

Por desejo da Globo e empenho do próprio cantor, o especial de Roberto Carlos virá com algumas novidades em relação às edições anteriores.

A banda Abbey Road, que irá tocar com Roberto no seu especial de fim de ano, terá grandes nomes da música internacional que virão ao país especialmente para o programa.

E tem mais…

Entre as confirmações, músicos que trabalham com Shakira, como Albert Menendez (teclado), Grecco Buratto (guitarra) e Richard Bravo (percussão).

A banda, a mesma que gravou com Roberto em Londres, será responsável pela segunda parte do show, que neste ano terá direção musical de Torcuato Mariano e Guto Graça Mello. Direção-geral é de LP Simonetti e Mario Meirelles.

Falei de um, lembrei do outro

Começam amanhã, quarta, no Rio, as filmagens de “Minha Fama de Mau”, vida do Erasmo Carlos, com Chay Suede no papel dele. Bianca Comparato e Gabriel Leone também estão no elenco.

A ideia é reviver tudo o que aconteceu com o Erasmo, desde a adolescência até o seu sucesso, além da grande amizade com Roberto Carlos. Direção do Lui Farias.

Olha só

A atriz ElizângelaElizângela, com uma história de vida e de vários trabalhos na Globo, acaba de acertar com a Record.

Está no elenco de “A Terra Prometida”, a próxima novela religiosa, com início de gravações previsto para fim de dezembro, mais tardar comecinho de janeiro.

Chama atenção

É de se destacar o número de ex-globais convocados pela Record para o elenco de “A Terra Prometida”.

Além do nome da Elizângela, agora conhecido, já se sabia da Paloma Bernardi, Guilherme Leme, Alexandre Slaviero, Marisol Ribeiro, Cristiana Oliveira, Nívea Stelmann, Leonardo Miggiorin e Kadu Moliterno.

Sentido inverso

Julianne Trevisol, na foto, com Daniel Rocha, viverá Lu, uma blogueira e it girl antenada que trabalha na revista "Totalmente Demais"
Julianne Trevisol, na foto, com Daniel Rocha, viverá Lu, uma blogueira e it girl antenada que trabalha na revista “Totalmente Demais”

De volta à Globo, após bom período na Record, Julianne Trevisol, na foto, com Daniel Rocha, viverá Lu, uma blogueira e it girl antenada que trabalha na revista “Totalmente Demais”.

Ela também será assistente pessoal de Carolina (Juliana Paes), a diretora de redação da publicação.

A nova novela das sete estreia na próxima segunda-feira.

Vamos conversar?

Já de muito tempo os funcionários da Record, de todos os setores e diversas praças, convivem com as notícias, que sempre chegam de fora, sobre este projeto de terceirização. É chegada a hora de alguém da sua direção e com a devida responsabilidade, se manifestar sobre o assunto. Até pelo respeito que todos merecem.

Colocar às claras o qual é de tudo isso.

O que se verifica…

Em meio a todo falatório externo e a este incompreensível  silêncio da emissora, é que já há um verdadeiro clima de terror instalado, especialmente nas suas emissoras do Rio e São Paulo.

Estão todos na base do ouvir falar e sem saber o que amanhã poderá ser de suas vidas. Já se cogita até a convocação de uma paralisação completa para provocar algum tipo de manifestação.

Estranho silêncio

O que se sabe é que há, de fato, o plano de terceirizar toda a produção e setores do jornalismo.

Muitas dessas providências já estão sendo tomadas. E se já estão, porque não agir, para o bem e tranquilidade de todos, de forma mais transparente.

Bate – Rebate

•       A quarta cota de patrocínio da “Fazenda” foi fechada com a Cervejaria Petrópolis…

•       … Além dela, já existiam Hypermarcas (Engov), Kroton/Unopar Vestibular e Divicom – Imecap Redutor de Medidas.

•       A Globo também vendeu tudo da Fórmula 1 do ano que vem: Tim, Santander, Renault, Zap Imóveis, Cervejaria Itaipava e Unilever…

•       … Esta último entrou no lugar da Petrobrás.

•       Nesta semana, o cantor Daniel inicia agenda de lançamento do novo CD e DVD, “Daniel in Concert em Brotas”, no mercado a partir do dia 6…

•       … No repertório, “Apenas mais uma de amor”, sucesso de Lulu Santos, e um dueto com Carlinhos Brown em “Amor I Love You”…

•       … O lançamento oficial será no “Altas Horas” do próximo sábado.

•       A Record não deve se limitar a “A Terra Prometida” e “Escrava Mãe” na temporada 2016…

•       … O seu número 1, Marcelo Silva, está com uma lista de novos projetos que inclui contratações e formatos de realities shows, já adquiridos …

•       … Se ele conseguir sinal verde pelo menos para uma parte disso, a Record poderá mexer bastante com o mercado no ano que vem…

•       … Mas tem esse importante detalhe: ele precisa da bênção de instâncias superiores para dar o pontapé inicial.

C´est fini

Na semana que passou, a Globo concluiu as gravações desta temporada do “Zorra”.

Mas nem todos os seus artistas entraram em férias, porque muitos estão espalhados por outros programas da casa. O humorístico vai retomar os seus trabalhos em janeiro, curiosamente, no mesmo mês que dará lugar para o início de exibições da nova edição do “Amor & Sexo”.

 

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Colaboração de José Carlos Nery