Nova turma do projeto Informante Anfitrião é apresentada e inicia atividades

Arquivado em:
Publicado Terça, 17 de Abril de 2012 às 13:03, por: CdB

A Prefeitura de São Luís, por meio das secretarias municipais de Turismo (Setur) e Assistência Social (Semcas), apresentou a nova turma do Projeto “Informante Anfitrião” 2012, em evento realizado na segunda-feira (16), no auditório da Setur. Os 28 executores do projeto terão a missão de prestar informações turísticas em 13 pontos turísticos espalhados pelo Centro Histórico da capital.

 

O evento foi marcado pela emoção e expectativa pela nova experiência. A Jovem Alessandra de Lira comentou que a atividade pode abrir várias opções para o futuro, inclusive de fazer carreira no setor. “Nesses meses de treinamento e seleção, aprendi muito sobre nossa cidade. Aprendizado este que será fundamental para meu crescimento e de todos os que participaram dele. Agora, quero fazer faculdade de Turismo por conta disso”, disse a jovem.

 

O projeto municipal Informante Anfitrião tem como objetivo capacitar adolescentes, idosos e pessoas com deficiência que integram os programas das instituições, de informações sobre o patrimônio histórico, natural e cultural de São Luís. Este ano, a novidade é a inclusão de um informante com síndrome de down, sendo um dos mais destacados no grupo.

 

Esta é a terceira turma do projeto municipal, onde os 28 componentes serão responsáveis por 13 locais de atendimento de informação turísticas. Igrejas, memoriais e outros pontos estratégicos da cidade servem de base para que visitantes que chegam à capital maranhense tirem dúvidas pertinentes à localização, passeios e dicas culturais.

 

“O importante é que o projeto tem sido importante para mudar o perfil de muitos desses que passaram por aqui. Hoje, eles conhecem a cidade, seu valor e seus atrativos turísticos. O conhecimento nunca poderá ser retirado deles. Agora é viver essa experiência todos os dias e disseminar entre os familiares e todos aqueles que fazem de São Luís a bela cidade que é”, enfatizou o secretário municipal de Turismo, LiviomarMacatrão.

 

As atividades fazem parte do Programa Especial do Trabalho Educativo (Pete) e trabalha no intuito de promover o acesso a informações sobre aspectos culturais, naturais e históricos de São Luis aos participantes, além do favorecimento da inclusão dos mesmos no mercado de trabalho.

 

Atendimentos O mesmo evento serviu como despedida para a turma da gestão anterior, a de 2011. Nesse ínterim, foram atendidas cerca de 20 mil pessoas, sendo 17.323 turistas nacionais e 1.693estrangeiros. Os pontos turísticos mais visitados continuam sendo a Igreja Nossa Senhora da Vitória (Igreja da Sé), a Feira da Praia Grande e a Igreja do Carmo.

 

“Estou saindo muito emocionada e já estou com saudade. Esse é um ótimo projeto e a Prefeitura está de parabéns, as secretarias, os colegas. Apredi muitas coisas que não sabia nos meus 74 anos de vida. Aprendi a amar ainda mais minha cidade”, elogiou a aposentada e informante anfitriã Maria das Dores.

 

 

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo