Nova operação anti-Talebã é lançada por exército americano

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 8 de abril de 2003 as 15:09, por: cdb

O Exército dos Estados Unidos lançou uma nova operação nesta terça-feira contra supostos esconderijos de militantes do Talebã na província de Helmand, no sul do país, disse o chefe da Segurança na região.

Dad Mohammad Khan disse que cerca de duas dezenas de helicópteros e cerca de 70 veículos militares e não-militares estão envolvidos na operação, que teve início ao amanhecer no distrito de Sangin, norte de Lashkar Gah, capital da província de Helmand.

Khan disse que forças norte-americanas lançaram a operação depois de receber a informação de que o mulá Dudullah, líder militar do Talebã, estava escondido em Sangin, perto do local onde dois militares americanos foram mortos e outros dois ficaram feridos quando um comboio que os transportava sofreu uma emboscada no mês passado.

Khan disse que Dadullah não está em Sangin, mas o irmão do mulá Akhtar Usmani, que servia como um importante comandante do Taliban na província vizinha de Kandahar, estaria se escondendo na área.

Dadullah é um notório comandante do Taliban que recentemente disse à imprensa estrangeira que a milícia estava se reagrupando para recuperar o poder perdido no final de 2001 numa campanha liderada pelos Estados Unidos.

O Exército norte-americano no Afeganistão não mencionou qualquer nova operação em Helmand durante o briefing diário da terça-feira.

Khan disse que as forças dos Estados Unidos estão vasculhando casa por casa em Sangin. “A operação é massiva”, disse ele por telefone de Helmand.

A operação é a segunda realizada por forças lideradas pelos Estados Unidos em Helmand esse ano.