Nova Iguaçu prepara homenagem a São Jorge

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 19 de abril de 2012 as 14:40, por: cdb

NotíciasPostada em 19/04 – 17:37 Nova Iguaçu prepara homenagem a São Jorge

O dia que tantos os devotos de São Jorge esperam está chegando. Na próxima sexta-feira, dia 20, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima e São Jorge, de Nova Iguaçu, abre suas portas para receber milhares de fieis durante os quatro dias de missas e festa em comemoração a um dos santos mais populares e queridos do Brasil. “Além de ser uma data linda, de oração e gratidão,  é também uma oportunidade de darmos continuidade às tradições. A festa de São Jorge é uma das mais populares do nosso município. Como guerreiros que são, os fieis sempre fazem uma demonstração muito emocionante  de fé e esperança”, disse a prefeita Sheila Gama.

Os preparativos, que começaram no mês passado, não se limitam aos padres e sua equipe. A Prefeitura também está fazendo sua parte. Na última semana , uma equipe da Companhia de Desenvolvimento  de Nova Iguaçu(Codeni) fez a poda das árvores no entorno da igreja, liberando a fiação elétrica. Os agentes também estão realizando serviços de manutenção na Praça João Pessoa, que terá um parque de diversão para receber a garotada nos dias de festa.

As ruas estão sendo recapeadas e a Secretaria Municipal de Trânsito e Serviços Públicos (Semtesp)  está dando atenção especial à iluminação pública das vias, enquanto a Empresa de Limpeza Urbana está varrendo e pintando as calçadas.

As atividades para comemorar o dia do Santo Guerreiro se estenderão até 23 de abril. Quem passar pela Igreja e entorno durante a festa  encontrará  barracas, comidas típicas e passatempos para as crianças, além de um palco em frente à Casa de Cultura  que sediará shows de artistas locais. “Como em todos os anos, preparamos uma programação bastante especial para homenagear nosso padroeiro. O ponto alto da festa serão as onze missas que vamos rezar no dia 23 e a procissão. O destaque será a tradicional queima de fogos, que acontecerá às 5h no Morro do Cruzeiro. Será um dia de grande fé e emoção”, destacou o Padre Davenir.

A festa, que faz parte do calendário da cidade de Nova Iguaçu, já se tornou referência no Estado, trazendo para o município cerca de 30 mil pessoas nos dias do festejo. “Além da cidade, a Igreja Católica também ganha com essa manifestação popular de fé tão grandiosa, que evangeliza e leva Jesus a todos”, afirma Luciana Carvalho, da Pastoral da Comunicação da Paróquia.

Programação:

Tríduo

Dia 20 – São Jorge intercede para que a saúde se difunda sobre a terra

Missa às 19h

Festa popular nas ruas e nos salões paroquiais com noite dos caldos

 

Dia 21 – São Jorge, modelo para a juventude

Missa às 19h

Festa popular nas ruas e nos salões paroquiais com Salão Português

 

Dia 22 – São Jorge, modelo de fé e amor pela Igreja

Missas às 7h, 9h, 12h e 19h

Almoço às 13h

Festa popular nas ruas e nos salões paroquiais com noite árabe

 

Dia 23 – Dia do Padroeiro

Missas às 5h, 6h, 7h, 8h, 9h, 10h, 12h, 15h, 16h, 19h e 20h

Procissão às 17h

Angu de São Jorge de 11h às 14h

Festa popular nas ruas e nos salões paroquiais com Salão Português