Nova Friburgo reinaugura Fonte do Suspiro e Praça dos Trovadores

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 19 de dezembro de 2014 as 14:00, por: cdb
A solenidade de reinauguração teve a presença de outras autoridades municipais e várias lideranças comunitárias e a participação da Banda Euterpe Friburguense
A solenidade de reinauguração teve a presença de outras autoridades municipais e várias lideranças comunitárias e a participação da Banda Euterpe Friburguense

O prefeito de Nova Friburgo, região serrana do Rio, Rogério Cabral, reinaugurou a Fonte do Suspiro e Praça dos Trovadores, dois equipamentos públicos destruidos na tragédia de 2011. Antes, a prefeitura já tinha reinaugurado também a Praça do Suspiro e o teleféricio Caminhos Dourados, outros dois íicones da cidade arrastados pela enxurrada que atingiu a cidade devido eo evento climático de dois anos atrás.

A solenidade de reinauguração teve a presença de outras autoridades municipais e várias lideranças comunitárias e a participação da Banda Euterpe Friburguense, a mesma que tocou na inauguração da fonte há 149 anos. As obras foram bancadas pela prefeitura em parceria com a iniciativa privada.

– A Fonte do Suspiro é um símbolo histórico e turístico de Nova Friburgo. Estamos felizes por estarmos conseguindo devolvê-la à população. Isto só foi possível graças a mais uma parceria – disse o prefeito Rogério Cabral. O empresário Jorge Aguiar, da empresa Caminhos Dourados, que arcou com o custo integral da obra, disse que espera ser um exemplo para que outros empresários ajudem na recuperação e manutenção de outros espaços públicos da cidade.

A histórica Fonte do Suspiro que encantava os poetas e apaixonados com seus três vertedouros de água: “Amor”, “Saudade” e “Ciúme” foi destruída nas fortes chuvas de 2011 e desde o início de setembro passou por obras de restituição e revitalização. Inaugurada em 2 de dezembro de 1865,  a Fonte sempre foi um dos ícones turísticos de Nova Friburgo.

Contava a lenda que quem bebesse da água da Fonte dos Suspiros, sempre voltava à cidade. O local, pela simbologia que trazia, era muito visitado por turistas, friburguenses e trovadores que lá buscavam inspiração. A recuperação da Fonte representa uma grande e importante conquista  para o Patrimônio Artístico e Cultural de Nova Friburgo.

A predra central de mais de 3 toneladas  dá forma ao importante monumento que segue o projeto original inaugurado há cerca de 150 anos. O local vai contar com iluminação entre as árvores no entorno.