(nova data!) AFRORUPTURA: nem o centro, nem a periferia – 11 de junho

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 1 de junho de 2011 as 03:10, por: cdb

Por REVOCULTURA 01/06/2011 às 00:18

Suor, sangue e racismo teceram o ?desenvolvimento? brasileiro e o lucro dos países imperialistas europeus durante séculos de história. No entanto, essas feridas sociais não fazem parte do passado, pois negras/os e pardas/os recebem menores salários, lideram estatísticas de vítimas de mortes violentas e constituem maioria da população carcerária.

AFRORUPITURA

Partindo dessas manchas sociais, o coletivo REVOCULTURA propôs uma parceria com o Museu da Abolição de Pernambuco para fazermos do lugar um espaço de criação e vivência que nos proporcione cultivar as sementes da resistência aos vários exercícios de poder da nossa sociedade, tal como o racismo. Acreditamos que a partir da autogestão social, autonomia e construção coletiva de arte e conhecimento livres podemos germinar novos paradigmas que nos orientem para uma sociedade pautada na liberdade e nos trabalhos coletivo e criativo.
Realizamos duas reuniões coletivas no Museu da Abolição onde debatemos o tema e a metodologia desse novo encontro de troca de saberes. Tiramos que o REVOCULTURA ocorrerá no dia 11 de junho e será realizado no Museu da Abolição, localizado na cidade do Recife, recebendo cerca de 60 pessoas interessadas. Nesta edição, o encontro terá por tema ?AFRORUPTURA: Nem o centro nem a periferia? no horário das 10h às 18h.
Tendo como metodologia que as oficinas não sejam apenas “apresentadas”, mas que agora as/os oficineiras/os atuem como facilitadoras/es e o resultado final de cada oficina seja uma construção coletiva de seus participantes, a ideia é que esses saberes compartilhados nestes núcleos de criatividade retornem ao grande grupo de participantes. Para isso, sempre ao término das atividades, as/os participantes devem voltar a se reunir em uma grande roda que a princípio ocorreria em três momentos: no início do dia, no horário do almoço e ao fim do dia. Com isso, as informações circulariam mais por todas/os as/os participantes e não apenas entre participantes de determinada oficina, como ocorreu na edição anterior.

Vamos postando mais divulgações. Teremos, dentre outras atividades, economia solidária, feijoada vegetariana, arte e principalmente o estímulo ao diálogo permanente entre companheiras/os interessadas/os em criar, recriar e romper. O Revocultura está caminhando pelos terrenos da construção coletiva, contamos com a colaboração e instiga do público para essa iniciativa ganhar corpo. Até lá. AFRORUPTURA!

Email:: revocultura@gmail.com
URL:: http://revocultura.blogspot.com