Nova Baixada oferece 26 cursos de capacitação

Arquivado em:
Publicado Quarta, 29 de Setembro de 2004 às 06:41, por: CdB

Termina nesta quinta-feira o prazo para as inscrições em 26 cursos de capacitação profissional oferecidos a moradores da Baixada Fluminense através de convênio entre a Secretaria de Integração Governamental, por intermédio do Programa Nova Baixada, e 13 ONGs. Na primeira fase, que começa em outubro, serão atendidas 3,2 mil pessoas. São cursos como eletricista, manicure, artesanato com pet, bijuteria, silk-screen, aproveitamento de alimentos, corte costura e modelagem, refrigeração, mecânica de automóveis e informática.

O candidato deve se dirigir a um dos locais de inscrição relacionados abaixo, no horário entre 10h e 14h. É preciso apresentar identidade, CPF, comprovante de residência, ser morador da Baixada Fluminense, ter mais de 18 anos, renda familiar mensal de até três salários mínimos e escolaridade compatível com a especialidade. Os alunos inscritos receberão material, uniforme e, ao final do curso, certificado de conclusão.

Além de formar profissionais para o mercado, o Programa Nova Baixada está incentivando a formação de cooperativas populares, através de cursos de cooperativismo e associativismo. Os alunos receberão instruções de como montar suas cooperativas e também uma consultoria especializada.

Atualmente, estão em funcionamento as cooperativas de aproveitamento de alimentos (Coopersabor, em São João de Meriti), a de fabricação de calçados (Cooperbella, em São João de Meriti) e a de modelagem e moda íntima (Cooperames, em Duque de Caxias). Neste caso, os alunos recebem instruções de como montar suas cooperativas.

- Na área alimentícia, várias pessoas já estão trabalhando por conta própria e tirando uma renda de 700 reais por mês. A meta é que a gente consiga capacitar cada vez mais gente, dando oportunidade de aumentar a renda familiar dos moradores da Baixada Fluminense - afirma o secretário de Integração Governamental, Luiz Rogério Magalhães.

O projeto de geração de trabalho e renda do Nova Baixada é oferecido gratuitamente à população de baixa renda através dos cursos básicos de qualificação, aperfeiçoamento e fomento à criação e consolidação de grupos de produção.

Os cursos são realizados em rodízios em todos os municípios atendidos pelo programa. Até dezembro, serão oferecidas 1.485 vagas nos 18 novos cursos, que estão sendo implementados, entre eles, o de artesanato com pedras semipreciosas e o de confeitaria. Informações pelo telefone 2299-3888.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo