NOTA SOBRE PARTICIPAÇÃO EM FEIRAS

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 18 de abril de 2012 as 11:07, por: cdb

         Com o objetivo de divulgar Pelotas, atrair investidores e aumentar intercâmbio com outras localidades, a Administração tem se dedicado à participação em Feiras e Eventos, tanto no Brasil quanto no Exterior, ao contrário do passado, quando o Município não se divulgava adequadamente.
         Assim, na questão internacional, Pelotas tem irmandades com Aveiro, Suzu e Colonia Del Sacramento e, no Brasil, com Aracati. No passado, recebemos visitas de delegações destas cidades e de seus empresários, e temos buscado retribuir e ampliar estes emparceiramentos.
         Em 2011 o prefeito esteve visitando Aveiro e Colonia e o vice-prefeito participou das festividades do aniversário de Aracati. Também buscou ampliar estes emparceiramentos, visitando a região de Angoulême, na França, tendo em vista a marcante influência francesa na história de Pelotas, ocasião em que o município foi convidado a participar de sua Feira Anual, cujo tema em 2012 seria o Brasil, tendo sido oferecido gratuitamente um estande para o município.
         Coincidindo parcialmente o período da Feira de Angoulême (que atrai anualmente cerca de 200 mil visitantes) com o da realização da Feira de Aveiro (com número igualmente expressivo de participantes), onde também foi ofertado gratuitamente estande para o município de Pelotas, entendeu-se que era o momento de participar de forma mais efetiva destes dois eventos, através de delegação representativa.
         Como Pelotas está próxima de celebrar seus 200 anos, o coordenador destas festividades, vice-prefeito Fabrício Tavares, foi designado para representar o município nestas Feiras, convidar seus dirigentes, lideranças e empresários a visitarem Pelotas e desenvolver extensos e intensos contatos com entidades daquelas localidades.
         Para integrar a delegação foram escolhidos o superintendente de Ensino Cássio Furtado (com vistas a ampliar os contatos para outros segmentos da área cultural, além do setor empresarial) e o servidor do SANEP e historiador Leandro Betemps ( intimamente ligado à cultura francesa e integrante de grupo comunitário que vem buscando resgatar a história e contribuições da Colônia Francesa em nosso interior). Completou a delegação o pró-Reitor de Extensão do IFSUL, Marcos Vaz da Silva, tendo em vista os inúmeros contatos a serem desenvolvidos com entidades educacionais e empresariais.
         Além disto, também foi programada extensa agenda de contatos em Paris e no Porto, especialmente com entidades educacionais, culturais e empresariais.
         Por estes motivos causa estranheza as manifestações que tem ocorrido a respeito desta delegação, destacando-se que seu custo é inferior ao que seria necessário apenas para locar os estandes nas duas Feiras, desconhecendo-se os benefícios que estes contatos podem trazer a Pelotas ao longo do tempo, seja em termos de intercâmbios e reciprocidade, ou no campo dos negócios e investimentos.

Data: 18/04/2012
Hora: 14:03
Redator: Ascom –
Fotógrafo: Janine Tomberg / Arquivo ASCOM –