Nota – Festival Paulista de Circo

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 9 de março de 2012 as 06:46, por: cdb

A Prefeitura de Limeira, através da Secretaria da Cultura, comunica que nesta terça-feira, 6 de março, o secretário da Cultura de Limeira, José Farid Zaine, se reuniu com a coordenadora da Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural (UFDPC), Maria Thereza Bosi, e foi informado dos seguintes pontos:

– A ideia da Secretaria de Estado da Cultura, em relação ao Festival Paulista de Circo, é renovar o projeto, tornando-o “itinerante”, percorrendo as cidades do interior paulista. Assim sendo, em 2012, o festival ocorre no município de Santa Bárbara DOeste, em data a ser definida. Vale salientar que, em Limeira, o festival aconteceu nos anos de 2008, 2009, 2010 e 2011, sempre com grande sucesso e aceitação popular.

– Sobre a “Virada Cultural”, há grandes chances de Limeira receber o projeto em 2013, já também com uma ideia de “renovação” apontada pela Secretaria de Estado da Cultura. A “Virada” será regionalizada. O que acontece em Americana e Santa Bárbara neste ano, por exemplo, já é um projeto piloto do que deverá acontecer com a “Virada”. Nas duas cidades, as atrações serão divididas; antes elas eram concentradas em Santa Bárbara. Segundo a equipe do Estado, desta forma, serão estreitados os contatos com os municípios, buscando atender a alta demanda das produções do interior.

– Sobre o “Circuito Cultural Paulista”, projeto que leva atrações culturais dos mais diferentes gêneros artísticos, Limeira volta a recebê-lo a partir deste ano. Nos próximos dias, a equipe do Estado entrará em contato com os produtores locais, para fechar as parcerias. Além do “Circuito”, Limeira entra na rota também do projeto “Viagem Literária”.

– Segundo Farid, a reunião foi produtiva. “Há alguns meses estávamos tentando este contato com a equipe do Estado, que passou, também, por uma reestruturação”. Para o secretário, as justificativas do Estado foram esclarecedoras. “A gente não perdeu o Festival de Circo, que pode voltar ao nosso município em outros anos, agora, é concentrar as nossas forças para realizarmos o nosso Vira Virou neste ano e receber a Virada em 2013”. Além disso, Farid também comemorou a vinda do “Circuito” a Limeira. “Na primeira listagem, não estávamos incluídos, agora, depois desta reunião, onde apontamos as ações culturais da nossa cidade, conquistamos este importante projeto de volta para cá”. Limeira recebeu o “Circuito” nos anos de 2007 e 2008.

?Viagem Literária
Lançado em 2008, o programa Viagem Literária é uma parceria entre o Governo do Estado de São Paulo, a Secretaria da Cultura e as bibliotecas públicas das cidades participantes.

O programa visa, por meio de atividades realizadas em bibliotecas e encontros com escritores consagrados, incentivar a leitura e aproximar ainda mais o público desses espaços.
As atividades pretendem ser uma “viagem” prazerosa pelo mundo literário, por meio de bate-papos com escritores e cronistas, oficinas de criação literária e contação de histórias.

Em 2011, 70 cidades paulistas participaram do Viagem Literária. Menalton Braff, Milton Hatoume Ferreira Gullar são alguns dos autores que participaram da quarta edição do programa.

Circuito Cultural Paulista
Em 2009, a Secretaria de Estado da Cultura trabalhou em parceria com 63 municípios do Estado de São Paulo na realização do Circuito Cultural Paulista, que contou com uma programação regular de espetáculos de teatro, música, dança e circo, além da exibição de filmes e oficinas com os
grupos. Foram 638 eventos, todos gratuitos, para um público de mais de 200 mil espectadores entre março e novembro. Uma verdadeira agitação cultural em todo o Estado de São Paulo!

Em 2010, com o objetivo de consolidar essa política de difusão de espetáculos no interior e litoral do Estado de São Paulo, a Secretaria deu continuidade ao Circuito Cultural Paulista. De Março a Novembro, 72 municípios receberam mais de 700 espetáculos, proporcionando à população uma agenda cultural diversificada de alta qualidade artística, e aos artistas acesso a uma plateia que dificilmente atingiriam.

Em 2011, 70 cidades foram palco de 580 apresentações artísticas que atraíram um público de 145 mil pessoas. As regiões que participaram foram: Araçatuba, Barretos, Franca central, Bauru, Campinas, Marília, Presidente, Prudente, Registro, Ribeirão, Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.

Este ano, mais de 70 municípios receberão o programa, proporcionando à população uma agenda cultural diversificada e de alta qualidade artística.

Fonte – Site da Secretaria de Estado da Cultura.