Nos EUA, Dilma e Obama prometem avançar em acordos

Arquivado em:
Publicado Segunda, 09 de Abril de 2012 às 02:30, por: CdB
Nos EUA, Dilma e Obama prometem avançar em acordos

Além de discutir e assinar acordos bilaterais em várias áreas, a presidenta pedirá empenho dos EUA na Rio+20. Encontro pode também encerrar exigência de vistos de entrada para brasileiros

Por: Renata Giraldi, da Agência Brasil

Publicado em 09/04/2012, 08:25

Última atualização às 08:25

Tweet

Dilma chega a Washington, no domingo (8) para encontro com Obama e palestras (Foto: roberto Stuckert Filho/PR)

Brasília – A presidenta Dilma Rousseff se reúne hoje (9), apartir das 11h45 (12h45 de Brasília), com o presidente dos Estados Unidos,Barack Obama, na Casa Branca, em Washington, capital norte-americana. Emdiscussão, pelo menos dez acordos de cooperação bilateral, nas áreas deciência, tecnologia, energia e cultura, além de temas como a crise econômicainternacional, a Conferência Rio+20 e questões de direitos humanos.

Obama e Dilma farão uma declaração à imprensa ao fim doencontro. Obama oferecerá um almoço para Dilma e, em seguida, ela se reunirácom os empresários do grupo Estados Unidos-Brasil, no Eisenhower ExecutiveOffice Building. No fim da tarde, a presidenta participa do seminárioBrasil-Estados Unidos: Parceria para o Século 21, na Câmara de Comércio. Amanhã(10), ela segue para Boston, onde fará duas palestras.

Há 24  mecanismos bilaterais entre o Brasil e osEstados Unidos, alguns deles considerados prioritários, como o Diálogo deParceria Global, o Diálogo Econômico e Financeiro e o Diálogo Estratégico sobreEnergia. Um dos temas em discussão entre Dilma e Obama é a questão da concessãode vistos. Os Estados Unidos passaram a facilitar a concessão a partir desteano e a expectativa é acabar com a obrigatoriedade do documento.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores,embaixador Tovar Nunes, reiterou que a decisão é definida pelo governonorte-americano, pois a questão migratória faz parte dos temas de políticainterna dos países.

No ano passado, o Brasil foi o sexto país que mais enviouvisitantes para os Estados Unidos – atrás do Canadá, México, Japão, Reino Unidoe da Alemanha. Depois da Argentina, os Estados Unidos são os que mais enviamturistas ao Brasil.

A expectativa é que durante a visita de Dilma sejamdefinidas parcerias para o programa Ciência sem Fronteiras. Atualmente, doscerca de 800 bolsistas do Ciência sem Fronteiras nos Estados Unidos, 31 estudamem oito universidades de destaque.

Também deve ser firmado um acordo entre o InstitutoBrasileiro de Museus (Ibram) e a Smithsonian Institution para treinamento deprofissionais nessa área. Dilma aproveitará a oportunidade para presentearObama com uma obra de arte brasileira.

Paralelamente, temas da política internacional devem sermencionados na reunião entre os dois presidentes. Assim como o Brasil, osEstados Unidos apoiam a missão do enviado especial das Nações Unidas e da LigaÁrabe, Kofi Annan, à Síria. Porém, o governo brasileiro insiste na defesa dabusca pelo diálogo e da negociação pacífica na região.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo