Norte-americanos visitam plantações de soja orgânica do Paraná

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 14 de março de 2003 as 14:43, por: cdb

Professores da Universidade do Iowa, Estados Unidos, visitarão na próxima semana lavouras de soja orgânica em diversas regiões do Paraná. Integram o grupo Mary Wiednehoft, especialista em solos, Gina MacAndrews, que estuda impactos sociais e econômicos envolvidos na conversão da agricultura convencional para a orgânica, e Matt Liebman, considerado o maior especialista norte-americano no manejo de plantas daninhas sem uso de agrotóxicos. O controle de invasoras é fator crítico em plantações de soja orgânica.

“É uma visita para troca de experiências. Os professores vêm conhecer nossos estudos sobre manejo de invasoras em soja orgânica”, informa Carlos Armênio Khatounian, pesquisador do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), órgão vinculado à secretaria da Agricultura e Abastecimento – que faz doutorado na Universidade de Iowa e acompanha o grupo.

Grande produtora de grãos, a região de Iowa é chamada de bread basket (cesto de pão). A área cultivada do estado é quase totalmente ocupada com soja e milho sob intensiva mecanização e alto uso de insumos químicos, o que vem acarretando graves problemas de poluição do solo e água e esvaziamento populacional das comunidades rurais.