Nomeação de um bispo gay é aprovada em Igreja Anglicana

Arquivado em:
Publicado Domingo, 03 de Agosto de 2003 às 20:01, por: CdB

Os líderes episcopais dos EUA aprovaram, neste domingo, uma nomeação inédita na história da Igreja Anglicana que pode rachar a instituição. Gene Robinson, um homossexual assumido, foi aprovado como bispo de uma diocese americana.

A votação, que dependerá de uma ratificação, nesta segunda, teve 63 votos a favor, 32 contra e 13 neutros. Metade dos membros da Câmara de Deputados que aprovaram a nomeação é de clérigos e a outra metade, de laicos.

Cada uma das 109 dioceses foi representada por quatro clérigos e quatro leigos, sendo que cada grupo de quatro pessoas tem direito a um voto.

A questão agora depende da votação de 106 representantes, e a expectativa é de que seja aprovada nesta segunda-feira. Cerca de um quarto dos religiosos que são contrários à indicação de Robinson, alegando questões morais e teológicas, indicaram que podem deixar a Igreja ou promover protestos pacíficos se sua indicação for aprovada.

- Nós não aceitaremos isso - disse o bispo Edward Salmon, da Carolina do Sul. Nós não aceitaremos uma mudança na doutrina - disse.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo