Nokia garante lucro no 3º trimestre

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 12 de setembro de 2001 as 16:09, por: cdb

A Nokia – líder mundial na fabricação e comercialização de celulares – anunciou que atingirá o lucro previsto pela empresa para o terceiro trimestre fiscal, apesar da crise pela qual passa o setor de telecomunicações. A informação teve impacto instantâneo nas ações da empresa, que subiram 15% e alcançaram a marca de ? 17,30 (euros) desde que o anúncio foi divulgado pelas agências de notícias.

A fabricante finlandesa afirmou que alcançará os ganhos por ação programados para este período e que foram estabelecidos entre US$ 0,13 e US$ 0,14, mas já avisou que não conseguirá atingir a previsão de crescimento de 5% nas vendas, conforme planejado anteriormente. A Nokia acrescentou que as vendas, inclusive, deverão cair cerca de 5% no trimestre e que os resultados oficiais detalhados serão divulgados até o próximo dia 19 de outubro.

De acordo com um comunicado emitido pela empresa “os resultados obtidos nos primeiros dois meses do terceiro trimestre fiscal mostram que a margem operacional do grupo ficará entre 10% e 20%”. O documento acrescenta ainda que as vendas da divisão de celulares, responsável por cerca de 70% das receitas do grupo, “deverão ficar no mesmo patamar do terceiro trimestre do ano passado”.

Já as previsões para a divisão de redes da empresa, a Nokia Networks, não são tão otimistas. A unidade está passando pelas mesmas dificuldades que as rivais Ericsson, Motorola e Nortel estão atravesssando por causa da redução das compras das operadoras, a retração da economia mundial e às elevadas dívidas contraídas com a compra de licenças de terceira geração na Europa.

A divulgação dos resultados da Nokia foi feita apenas alguns dias depois da rival americana Motorola ter anunciado uma redução nas vendas do terceiro trimestre e a sueca Ericsson ter afirmado que não via sinais de recuperação no setor até o final do próximo ano, o que provocou arrepios no mercado.