Nokia compra empresa de browser móvel

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 27 de março de 2010 as 22:17, por: cdb

A Nokia anunciou que adquiriu a Novarra, uma empresa privada com sede em Chicago (EUA) e especializada em navegadores móveis.

A tecnologia da Novarra, que pode comprimir e reformatar o conteúdo de sites para celulares que não podem mostrá-los em seu formato original, será utilizada para melhorar a experiência de navegação dos celulares de baixo custo da Nokia, incluindo aparelhos da plataforma Series 40, de acordo com comunicado da empresa finlandesa.

Os primeiros resultados da compra deverão aparecer ainda este ano, afirmou a Nokia, sem fornecer maiores detalhes.

A compra é vista como um modo de a Nokia oferecer o acesso móvel a internet em mercados emergentes. Em países desenvolvidos, o acesso à web móvel cresce graças à popularização dos smartphones. Mas não será o caso nos países emergentes, de acordo com Jonathan Arber, analista de pesquisas sênior da IDC. Em mercados emergentes, operadoras e fabricantes de celular precisam oferecer acesso e serviços de internet por meio de aparelhos mais baratos, que é o que a Nokia aparenta querer, disse Arber.

A Nokia não forneceu nenhum detalhe financeiro sobre o negócio, mas a aquisição deverá ser concluída ainda no primeiro semestre de 2010. Com mais de 100 empregados, a Novarra será uma subsidiária da Nokia.

O cenário de navegação móvel tem se mostrado aquecido nos últimos dois meses. Esta semana a Opera Software submeteu à Apple uma versão para iPhone de seu minibrowser, para aprovação. E a Mozilla decidiu interromper o desenvolvimento de uma versão móvel do Firefox para Windows Mobile – ela decidiu concentrar esforços em uma versão para celulares com sistema Android e na versão existente do browser para o Maemo, sistema operacional usado no Nokia N900.