No verão é preciso ter cuidados com alimentos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 3 de janeiro de 2004 as 10:41, por: cdb

Com a chegada do verão e o aumento de temperatura, cresce o risco de doenças transmitidas por alimentos. Devido a esse problema são necessários alguns cuidados para comprar, preparar, consumir e escolher o local da alimentação. Em casa, uma das ações básicas é conservação dos produtos sob refrigeração, principalmente os alimentos de origem animal como lingüiças, leite e seus derivados e carne. A Secretaria de Saúde do Paraná dá algumas dicas:

Na parte superior da geladeira – mais fria – devem ficar os alimentos que necessitam de maior refrigeração como a carne. Com a chegada do verão também é importante regular a geladeira para uma temperatura mais baixa, com a parte do meio em 7ºC.

Para evitar problemas basta seguir alguns procedimentos simples. No caso de embutidos, como salames, eles devem estar secos e sem manchas. Nos pescados alguns cuidados são importantes. Verificar sempre os olhos do peixe, que devem estar brilhantes. As escamas não podem se soltar facilmente do corpo. Uma dica é apertar com o polegar a parte da carne, que fica no ventre do peixe. Caso o buraco ocasionado pela pressão não volte ao normal, significa que o peixe não é indicado para o consumo. Por último verificar as guelras, que devem ser vermelhas. Com o camarão é mais simples, basta ele não ter uma cor escura e não ter o seu cheiro diferente do normal.

“O importante é comprar em estabelecimentos que apresentem boas condições de higiene e de conservação dos alimentos”, lembra o médico veterinário da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde (Sesa), Pedro Pedroso. Ele também destaca a importância de comprar alimentos que tenha sua origem conhecida “O risco aumenta em comidas clandestinas”.

Na hora do preparo é importante lavar as mãos para evitar a contaminação. Um alimento bem assado, frito ou cozido mata a maioria das bactérias existentes. “É importante consumir o alimento logo após o seu preparo”, esclarece Pedroso.

O principal sintoma de doenças transmitidas por alimentos é a diarréia, que pode vir acompanhada de vômito e cólicas. No primeiro dos sintomas é importante procurar o atendimento médico.