No Paraguai, Lula nega interesse em revisar Tratado de Itaipu

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 21 de maio de 2007 as 18:55, por: cdb

Em visita nesta segunda-feira ao Paraguai, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o governo brasileiro não pretende revisar o Tratado de Itaipu. A afirmação foi feita em discurso no palácio do governo do paraguaio, depois de o presidente Nicanor Duarte dizer que o acordo deveria ser revisto.

– Já tinha tido a oportunidade, em uma entrevista a dois periódicos do Paraguai, de dizer que não estava na cogitação do governo brasileiro a discussão sobre o tratado -, reiterou Lula.

Segundo ele, o assunto foi conversado com Nicanor Duarte e com ministros de ambos os países.

– Não existe tema proibido dentro do marco do tratado -, acrescentou o presidente brasileiro.

Ele ressaltou que os dois governos podem tratar de outras questões relacionadas a Itaipu.

– Penso que precisamos fazer uma coisa de cada vez, porque o que me interessa mais é contribuir para que a economia do Paraguai possa crescer. E, crescendo a economia do Paraguai, possamos utilizar toda a energia de Itaipu -, disse.

Na avaliação dele, a relação entre os dois países avançou bastante, principalmente porque Paraguai e Brasil começaram a olhar na mesma direção. Disse, ainda, que ambos poderão dar novos passos se souberem lidar com a burocracia.

– O problema da burocracia não é apenas da burocracia brasileira ou paraguaia. A burocracia é burocracia em qualquer parte do mundo. Nós, latinos, reclamos muito. Quando não temos a quem culpar, culpamos a burocracia -, avaliou.