No CCBM – Mostra de Fernando Priamo revela paisagens da Itália

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 12 de março de 2012 as 12:24, por: cdb

JUIZ DE FORA – 12/3/2012 – 15:14

No CCBM – Mostra de Fernando Priamo revela paisagens da Itália

Belezas naturais, aspectos da cultura, da arquitetura e do cotidiano da Itália são revelados pelo fotógrafo Fernando Priamo na mostra “Itália de corpo e alma”, que será aberta no próximo dia 16, sexta-feira, às 20h, no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM – Avenida Getúlio Vargas 200, Centro). A exposição vai ocupar a Galeria Arlindo Daibert até o dia 8 de abril, apresentando 50 imagens, em cores e preto e branco, e tamanhos variados.

Conforme Priamo, as imagens revelam aspectos de 13 cidades: Roma, Milão, Pompéia, Capri, Assis, Veneza, Padova, Desenzano, Verona, San Giminiano, Siena, Pisa, além do Vaticano. As fotografias foram tiradas em outubro de 2010, quando Priamo, que é descendente de italianos, realizou um sonho de infância: conhecer o país de origem dos avós. “Nesta mostra, quero mostrar um pouco da arte e do cotidiano da Itália. A ideia é que seja uma homenagem aos imigrantes italianos em Juiz de Fora, muitos dos quais nunca tiveram oportunidade de voltar ao seu país de origem, e também funcione como uma aula de história por meio de fotos.” Neste sentido, o autor investe em parceria com a Rede Municipal de Ensino para viabilizar visitas em grupo, que permitam explorar o caráter didático da exposição.

“Itália de corpo e alma” é a segunda mostra individual de Priamo que, em 2006, apresentou “Um olhar na sexta sem cerimônia”, também no CCBM. O fotógrafo já participou de quatro exposições coletivas, incluindo o projeto Foto 11, desenvolvido pela Funalfa no ano passado. Ele informa que, na mostra atual, as imagens foram impressas em papel metalizado, em tamanhos que variam de 30cm x 40cm até 60cm x 1,20m. Elas serão apresentadas sem moldura, com suportes próprios: placas Foam board, com cantoneiras de poliometano. “O material é livre de ácidos para não danificar as imagens.”

Fernando Priamo é fotógrafo do jornal Tribuna de Minas desde 1999 e já trabalhou também com fotografia de moda. Recebeu quatro premiações nacionais, além de menções honrosas.

*Informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa, pelos telefones 3690-7044 / 7045.
FUNALFA