Niterói ganha Academia Pública ao Ar Livre

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 10 de março de 2012 as 11:08, por: cdb

A quinta Academia Pública ao Ar Livre para a terceira idade instalada pela Prefeitura foi inaugurada na manhã deste sábado, 10, na praça Barão do Rio Branco, bairro Niterói, durante a 136ª edição do Prefeitura na Rua, realizada no local. Na ocasião, o prefeito Jairo Jorge anunciou que a meta é instalar mais 16 Academias até o final deste ano. Afirmou, ainda, que a praça é “lugar da família”, por isso deve ter boas condições de uso.Conforme o prefeito, a cidade tem 101 praças, que recebem manutenção constante, nova iluminação e, no caso da Barão do Rio Branco, câmera de videomonitoramento.

Investimento

As Academias Públicas começaram a ser instaladas em 2011 pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e funcionam no Parque Municipal Getúlio Vargas, duas no Parque Esportivo Eduardo Gomes, uma delas para pessoas com deficiência, e no Centro Social Social Urbano Mathias Velho. O Município investiu R$ 48.940,74 nas academias. Cada uma delas possui dez equipamentos, adequados para exercitar todos os grupos musculares.
No ato de abertura da fita inaugural, o prefeito estava acompanhado da vice-prefeita e secretária da Saúde, Beth Colombo; do subprefeito da região Sudeste, Paulo Accinelli; do secretário de Esporte e Lazer, Antônio Dedomênico; do ex-secretário e atual presidente da Câmara, vereador Dario da Silveira, e do líder do governo na Câmara, vereador Paulo Ritter.
Cecília Nunes, 88 anos, usuária da praça, representou a comunidade na inauguração. Ela se manifestou feliz com “tudo de bom que está acontecendo” e disse que tem boa saúde por praticar atividade física. Também compareceu um grupo do Programa de Lazer, Atividade Física e Saúde (PLAFS), polo da igreja São Paulo, que tem 55 pessoas adultas e da terceira idade.

Homenagem

Na abertura do Prefeitura na Rua, o prefeito Jairo Jorge homenageou o morador do bairro desde 1935, Nilson Gomes Pereira, o Gauchinho das Carruagens, de 81 anos. Muito conhecido da comunidade, Gauchinho é jardineiro, cantor e repentista e possui sete carruagens, nas quais gosta de carregar principalmente as crianças. “Um homem simples e honrado, que preserva as tradições gaúchas”, definiu Jairo. O homenageado agradeceu em versos, declarando seu amor pela cidade.

Atendimentos

A 136ª edição do Prefeitura na Rua, a quarta na mesma praça desde 2009, prestou 145 atendimentos. O projeto totaliza 14.448 pessoas atendidas pelo prefeito, vice, secretários, adjuntos e diretores. Neste sábado, também houve Feira de Economia Solidária e o CRAS Móvel encaminhou documentos.

Crédito da notícia: Eloá da Rosa