New York Times continua corrigindo erros de seus jornalistas

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 23 de maio de 2003 as 17:13, por: cdb

O jornal The New York Times, após escândalos de plágio envolvendo um de seus jornalistas, publicou nesta sexta-feira uma correção que indica que outro repórter inclui em seu artigo trabalho de um colega sem citá-lo.

Após o escândalo provocado no começo do mês pela revelação de plágios por parte de Jayson Blair, que pediu demissão, o jornal publicou quatro páginas de explicações e pediu que leitores que encontrassem aspectos duvidosos em artigos do jornal entrassem em contato.

Na seção “Correções”, que retifica todos os dias os erros menores que podem ter aparecido no jornal na edição anterior, a publicação mencionou uma reportagem publicada no dia 15 de junho de 2002 por seu correspondente em Nova Orleans, Rick Bragg, sobre os pescadores do golfo da Flórida.

“Em resposta a uma carta recente de um leitor que se perguntava sobre os lugares onde foi feita a reportagem, o Times examinou o artigo”, disse o jornal, “e descobriu que Bragg esteve brevemente em Apalachicola e escreveu os artigos; as entrevistas e a reportagem no local foram realizados por um jornalista independente, J. Wes Yoder”.

“O artigo deveria ter sido assinado por Yoder e Bragg”, acrescentou o jornal.