Nevasca mata cinco e prejudica 12 Estados nos EUA

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 23 de janeiro de 2005 as 17:15, por: cdb

A intensa tempestade de neve que afeta 12 Estados dos Estados Unidos deixou pelo menos cinco mortos, fechou estradas e cancelou mais de mil vôos, além de fazer com que Massachusetts declarasse estado de emergência.

Duas mortes ocorreram em Ohio durante o fim de semana, enquanto outras três foram registradas em outras regiões. As autoridades federais americanas informaram que dezenas de acidentes ocorreram em várias estradas por causa do denso nevoeiro e da acumulação de neve.

O governador de Massachusetts (nordeste dos EUA), Mitt Romney, declarou estado de emergência neste domingo e decidiu colocar a Guarda Nacional em alerta diante do risco de inundações e de marés altas, especialmente em Cape Cod.

A acumulação de neve a até 25 centímetros em muitas cidades do leste e do meio-oeste é resultado das temperaturas de 20 graus abaixo de zero e ventos superiores a 90 quilômetros por hora.

Os serviços de emergência federais, estaduais e locais alertaram hoje que a nevasca pode continuar durante as próximas horas, ainda que menos intensa que no sábado.
Em Massachusetts, foram adotadas todas as precauções diante da magnitude dos ventos e do risco de uma maré forte.

A Guarda Costeira mantém uma aeronave com equipamentos especiais de navegação marítima no espaço aéreo do norte do Atlântico para informar os navios sobre as condições do clima na região.

Aeroportos divulgaram que mais de 1.000 vôos foram cancelados ou sofreram atrasos de até oito horas em vários terminais aéreos dos estados atingidos pela tempestade, incluindo os três grandes aeroportos próximos a Washington.