NetFlix e TiVo desenvolverão produto para filmes na Internet

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 3 de outubro de 2004 as 09:55, por: cdb

O serviço online de locação de filmes Netflix e a fabricante de gravadores digitais de vídeo TiVo anunciaram na quinta-feira à noite que irão desenvolver juntos um produto para download de filmes via Internet.

O acordo, que une duas das marcas de mais rápido crescimento no mercado de entretenimento no lar, era muito aguardado já que o aparelho é visto como o auge da indústria de entretenimento.

Shernaz Daver, porta-voz da Netflix, disse que sua empresa pretendia lançar o produto em 2005. O novo aparelho vai permitir que os consumidores façam o download de filmes direto para seu TiVo, por meio de conexões de alta velocidade com a Internet, e que assistam os filmes quando desejarem.

Mas o plano enfrenta o sério desafio de conquistar a cooperação de Hollywood, que hesita em lançar seus filmes na Web sem garantias sólidas, temendo perder o controle sobre seu produto como aconteceu com as gravadoras.

Concorrentes de maior porte já estão tentando roubar mercado das duas jovens empresas de tecnologia, que têm cerca de dois milhões de assinantes cada.

A Netflix viu ameaças ao seu mercado com a entrada da Wal-Mart Stores no negócio de venda de DVDs pelo correio, enquanto a TiVo sofre pressão dos grupos de TV a cabo que oferecem gravadores de vídeo que, assim como o seu produto, armazenam programas gravados da TV em seus discos rígidos. As empresas de cabo também oferecem serviços de vídeo a pedido e de pay-per-view, produtos que concorrem com o novo plano.

Apesar do potencial das novas tecnologias, a NetFlix espera que a venda de DVDs tradicionais seja ainda mais dominante dentro de cinco anos, disse Daver.