Nelson Trad Filho entrega prêmio Selo de Qualidade Escola Segura

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012 as 15:27, por: cdb

TrânsitoSegunda-Feira 27 de Fevereiro de 2012

Nelson Trad Filho entrega prêmio Selo de Qualidade Escola Segura



As escolas municipais Aldo de Queiroz e José Mauro Messias da Silva receberam o Selo de Qualidade Escola Segura. A entrega do prêmio foi feita nesta segunda-feira (27.02) pelo prefeito Nelson Trad Filho que parabenizou as escolas por terem se destacado nas atividades relativas à educação para o trânsito. A campanha Escola Segura vai, no total, premiar 19 escolas municipais que, ao longo do ano passado, desenvolveram atividades práticas e teóricas tendo o trânsito como tema. Nesta terça-feira (28.02) será a vez escolas municipais Carlos Vilhalva Cristaldo, Coronel Antonino e João Correia Ribeiro.

A campanha faz parte de um projeto maior, coordenado pela Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) chamado Vida no Trânsito. Durante o ano passado, as escolas que aderiram à campanha realizaram trabalhos em sala de aula envolvendo os alunos em ações que buscam mostrar a importância do respeito às leis do trânsito. Os resultados como a diminuição de acidentes no trânsito, a de atropelamentos em frente á escola e a atitude dos pais em relação ao trânsito, foram situações consideradas para a premiação com os selos em ouro, prata e bronze.

De acordo com o diretor da Agetran, Rudel Trindade Junior a campanha é importante para envolver os alunos, professores e toda a comunidade escolar em ações educativas para o trânsito. “Conseguimos atingir a meta que é fazer com que as escolas discutam a segurança no trânsito, que busquem melhorias para o trânsito próximo da escola, no bairro onde moram e na cidade e isso cria uma consciência de responsabilidade de todos”, argumenta o diretor lembrando que o que se quer com o projeto é diminuir os acidentes no trânsito.

Para a diretora-ajunta da escola Aldo de Queiroz, Vanda Aparecida Neves Urbanek que acompanhou as atividades, a adesão da escola, que recebeu o selo de bronze, foi importante para criar uma consciência maior em relação à segurança no trânsito. “Fizemos muitas atividades em sala de aula, promovemos feiras com a discussão trânsito e em praticamente todas as disciplinas o tema foi abordado”, disse adjunta.

Uma feira de ciências coordenada pelo professor de educação física da escola Aldo de Queiroz, Alaym Nascimento foi um dos destaques da escola na discussão da temática. Os alunos produziram em sala de aula, uma cidade com trânsito, semáforos, prédios e escolas simulando uma rotina diária de ir e vir. Os alunos foram os protagonistas dessa simulação apresentando, na prática, o que aprenderam em sala de aula. “O resultado foi surpreendente e todos se dedicaram muito”, disse o professor.

A aluna Letícia Nogueira, de 11 anos, foi uma das que participaram das ações realizadas na escola. Segundo ela, o conhecimento adquirido foi fundamental para que despertasse nela uma consciência maior em relação ao trânsito e suas leis. “Hoje eu falo com meu pai, que é motociclista, para ter cuidado, não correr e ficar atento a tudo”, disse a jovem.

Para esse ano, a Agetran já abriu as inscrições para a participação na campanha Escola Segura/2012. Para isso, os diretores devem procurar a Agetran e realizar a adesão. Mais informações podem ser obtidas nos telefones 3314-3456 ou 3314-3317.

Fonte/Autor: Marta Benedito MtbMS 184