Naves do Conhecimento participam da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 22 de outubro de 2015 as 12:49, por: cdb

Por Redação, com ARN – do Rio de Janeiro:

Com cursos, filmes, palestras, experimentos científicos e exposições de material didático virtual, as oito Naves do Conhecimento participaram, a partir desta quinta-feira, da 12ª edição da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT), cujo tema é “Luz, Ciência e Vida”, com base no Ano Internacional da Luz, proclamado pela ONU em 2015.

O objetivo da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia (SECT) é proporcionar aos estudantes da rede pública de ensino, através de parcerias com as escolas localizadas nos bairros próximos às Naves do Conhecimento, atividades educativas de divulgação científica. A abertura oficial da SNCT nas Naves do Conhecimento será nesta sexta-feira, na Nave de Madureira.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada desde 2004
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada desde 2004

Nesta quinta-feira foram realizadas Pílulas do Conhecimento “Luz Ciência e Vida” e “Luz e Tecnologia”, que consistem em atividades de curta duração abordando assuntos relacionados ao tema da SNCT. Em seguida, os visitantes participaram de debates com especialistas e assistiram a filmes de curta duração sobre o potencial da luz para o dia a dia da população. De forma lúdica, os alunos discutiram o assunto, contribuindo para o seu processo de ensino e aprendizagem.

A atividade é voltada pra crianças  a partir dos 12 anos. Serão abordados temas como uso da energia solar, reciclagem de lâmpadas, internet via rede elétrica, energia em tempo real, o universo da luz, a dicotomia entre luz e escuridão, entre outros. A Pílula do Conhecimento “Introdução à Programação Scratch” será realizada apenas na Nave de Madureira, de sexta-feira a domingo. Ela ensina a desenvolver jogos e animações por meio do aplicativo Scratch, um software que usa uma linguagem simples de programação, através de blocos de montar em uma interface gráfica. As sessões dos cinemas acontecerão ao ar livre, com início às 19 horas. Serão exibidos filmes também relacionados ao tema da SNTC, como “A Máquina do Tempo” e “Wall-e”.

A SECT, em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), a Light e a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ), vai estacionar, ao longo da pista situada atrás da Nave do Conhecimento do Parque de Madureira, os veículos dos projetos “Museu Itinerante e Experimentos de Metrologia”, “Planeta Light “e “Caravana da Ciência”. A atividade acontece de sexta-feira a domingo, das 13h às 21h, com exceção do micro-ônibus do Inmetro, que ficará aberto aos frequentadores do parque das 13h às 19h.

O objetivo do “Museu Itinerante e Experimentos de Metrologia” é contar a história da instituição e expandir o conhecimento da sociedade sobre o assunto. Já o “Caminhão Planeta Light” oferece jogos e informações sobre a geração, distribuição e o consumo de energia elétrica. Os guias apresentam, ainda, dicas de economia de energia e explicam as informações contidas na conta de luz. O caminhão da “Caravana da Ciência”, por sua vez, oferece um ambiente de educação interativo e informal, onde o visitante tem um contato lúdico, direto e dinâmico com experimentos científicos de acústica, óptica, magnetismo, eletricidade, física e astronomia.

Em parceria com o Instituto Nacional de Matérmática Pura e Aplicada (IMPA), as Galerias Digitais das 8 Naves do Conhecimento vão expor conteúdo ressaltando a importância da matéria no cotidiano da população. “Sem a Matemática..ficamos no escuro, …não comemos…não vivemos…” é uma das reflexões levantadas. As galerias também vão expor a história dos 11 anos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e conteúdo sobre o Ano Internacional da Luz.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada desde 2004 sob a coordenação do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A iniciativa conta com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil. O evento tem um objetivo comum com as Naves do Conhecimento, que é o de aproximar a Ciência e a Tecnologia da população.

Para maiores informações sobre o Ano Internacional da Luz, os interessados podem acessar o site da Unesco.