Nave do Conhecimento de Irajá recebe exposição “Rio 450, uma viagem no tempo”

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 17 de abril de 2015 as 12:33, por: cdb

A Nave do Conhecimento de Irajá, Zona Norte do Rio, recebeu nesta sexta-feira, a 4ª edição da exposição “Rio 450, uma viagem no tempo”, projeto da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SECT) e do Jornal Extra.

Os frequentadores do espaço digital vão ter acesso a 45 painéis, expostos em 12 tótens com capas fictícias do jornal retratando os quatro séculos e meio de vida da cidade. A exposição itinerante já esteve nas Naves do Conhecimento de Madureira, Padre Miguel e Triagem.

 A exposição itinerante já esteve nas Naves do Conhecimento de Madureira, Padre Miguel e Triagem
A exposição itinerante já esteve nas Naves do Conhecimento de Madureira, Padre Miguel e Triagem

Nesta sexta-feira, foi exibido, no cinema ao ar livre da Nave, o filme Chega de Saudade, que se passa em um baile em um clube de dança, desde a abertura do estabelecimento, pela manhã, até seu fechamento, no início da madrugada, retratando momentos da vida dos diversos personagens que frequentam o local.

No sábado, às 16h30, as crianças vão se divertir com a peça “Bossa Novinha”, sobre o gênero musical surgido no Rio e que conquistou o mundo. A encenação será em um palco montado em frente ao espaço digital. Às 19h, mais um filme, Vermelho Brasil, sobre a tentativa de invasão do Rio pelos franceses, em meados de 1.550.

De sexta-feira até domingo, os frequentadores terão acesso, nas Galerias Digitais, a painéis interativos com as exposições fotográficas “Histórias dos Bairros”, “O Carnaval Conta a História do Rio” e “O Cotidiano do Carioca”. Na Parede do Conhecimento terão acesso ao infográfico contando os três períodos da história da cidade e os dias atuais: Rio Colônia, Rio Império, Rio República e Rio Hoje.

As crianças também vão se divertir desenhando na “Mesa da Comunidade” as primeiras páginas com notícias que eles gostariam de ver estampadas nas capas do jornal nos próximos anos. Atores caracterizados de personagens da história da cidade (Dom Pedro, Estácio de Sá, Princesa Isabel, Carlota Joaquina, D. Maria) circularão pela Nave do Conhecimento e uma professora de história ficará disponível para visita guiada à exposição. O projeto tem a consultoria do historiador Milton Teixeira.

A Nave do Conhecimento de Irajá fica na Praça Nossa Senhora da Apresentação, s/n.