Náufragos do Concordia começam a chegar em terra firme

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 20 de fevereiro de 2010 as 14:48, por: cdb

Os 12 passageiros que estavam a bordo do veleiro canadense Concordia, que naufragou na costa brasileira na quinta-feira, chegaram à Base Naval do Rio de Janeiro, na Ilha do Mocanguê, trazidos por uma fragata da Marinha. Eles desembarcaram no final da manhã deste sábado. Chegaram apenas o comandante e mais 11 dos 64 tripulantes que estavam a bordo do veleiro. Segundo a Marinha, as outras 52 pessoas foram resgatadas pelos navios Hokuetsu Delight e Cristal Pionner, que também rumavam para a Base Naval.

Ainda de acordo com informe da Marinha, o chamado de resgate feito pelo veleiro foi recebido por volta das 17h de quinta. Os ocupantes da embarcação estavam em quatro balsas salva-vidas a cerca de 300 milhas (cerca de 550 km) do litoral do Rio. A primeira balsa foi localizada pela Força Aérea Brasileira por volta das 20h. O Concordia havia saído de Recife em 8 de fevereiro e seguia em direção a Montevidéu, no Uruguai, quando enfrentou forte ventania que levou a embarcação a emborcar e naufragar, afirmou um tripulante à Marinha.

O Ministério das Relações Exteriores informou que entre os ocupantes do veleiro estavam 47 estudantes de ensino médio e superior. A Marinha afirma que há pessoas de nove nacionalidades: canadense, norte-americana, francesa, polonesa, alemã, japonesa, australiana, mexicana e britânica.