Natal já começa a dar resultado nas vendas em SP

Arquivado em:
Publicado Terça, 02 de Dezembro de 2003 às 06:23, por: CdB

O clima de Natal começou a chegar ao comércio no último fim de semana. O movimento nos shoppings foi um pouco maior em relação ao sábado e domingo anteriores e as vendas em média cresceram no período em torno de 5%.

- É um resultado ainda modesto porque a maior parte da primeira parcela do 13.º foi para pagar dívidas - diz o presidente da Associação dos Lojistas de Shopping (Alshop), Nabil Shayoun.

O crediário, pelo segundo mês consecutivo, com a queda dos juros e a dilatação dos prazos, puxou as vendas em novembro. As consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) em novembro cresceram 4% na comparação com novembro de 2002. Já o desempenho da venda à vista foi fraco. As consultas ao Usecheque no mês passado caíram 0,3% ante igual período em 2002.

- Com uma queda de renda de 8%, segundo o Dieese, fica difícil para o consumidor comprar à vista - diz o economista Emílio Alfieri, da Associação Comercial.

 Na média, observa, os dois indicadores apontam um crescimento em torno de 2% em novembro, o que indica uma perspectiva melhor para dezembro.

- É preciso que o comércio continue a realizar promoções, alongando os prazos do crediário, pois as vendas dependem basicamente do crédito, uma vez que a renda do consumidor se acha muito achatada -  diz o presidente da entidade, Guilherme Afif Domingos.


A preocupação do consumidor de evitar compras para quitar débitos aumentou em 14,6% o acerto de carnês em atraso no mês de novembro. A inadimplência, em São Paulo, ficou estável com variação de 0,9% ante novembro de 2002.

- Estamos com os melhores resultados de inadimplência dos últimos anos porque o consumo está fraco- diz Alfieri.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo