O amor pela Rússia da supermodelo britânica Naomi Campbell, de 39 anos, a inspirou a arrecadar recursos para as crianças pobres do país, disse ela nesta segunda-feira.
– Estou vivendo aqui… todos são muito legais comigo e eu quero retribuir –, disse uma sorridente Naomi, na capital russa.
Passando parte do ano em Moscou com o namorado, o magnata Vladimir Doronin, a modelo se tornou uma presença constante nos eventos de moda e butiques de elite da cidade, algumas vezes usando roupas de estilistas russos.
Embora Naomi tenha uma trajetória de escaramuças com a Justiça no Ocidente, ela é muito amada pelos novos ricos da Rússia e é a primeira estrela estrangeira a viver no país.
No fim de maio, Naomi espera obter pelo menos US$ 1 milhão no evento para arrecadar recursos, chamado Neon, destinado a duas entidades beneficentes russas que dão educação, remédios e treinamento para crianças.
O dinheiro será dividido entre The Iris Foundation, dirigida por Daria Zhukova, sua amiga e namorada do bilionário russo Roman Abramovich, e a Northern Crown, conduzida por Irina Kudrin, esposa do ministro das Finanças russo, Alexei Kudrin.
Esculturas do artista britânico Antony Gormley e trabalhos do pintor norte-americano Richard Prince serão leiloados no evento com outras peças de arte pela casa londrina Sotheby’s.
A socialite Zhukova, que dirige a galeria Garage, ponto de atração de Moscou, estará presente junto a uma porção de celebridades do mundo da moda e a duquesa de York, a britânica Sarah Ferguson.
– Adoro fazer coisas com crianças…. O que é o máximo é que Moscou será a primeira –, disse Naomi, jogando para trás seus grossos cabelos negros que chegavam à altura de uma camiseta branca em apoio ao Neon.
Ela acrescentou esperar levar o Neon a outros países.