Na posse do novo ministro, Dilma destaca força do setor agropecuário

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 25 de agosto de 2011 as 07:13, por: cdb

Ao participar da cerimônia de posse do novo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro, nesta terça-feira (23/8), em Brasília, a presidenta Dilma Rousseff salientou o momento histórico do setor agropecuário brasileiro que contará, na safra 2011-2012, com o investimento recorde de R$ 107,5 bilhões.

Ela afirmou ter certeza de que o novo ministro Mendes Ribeiro executará muito bem o Plano Agrícola e Pecuário 2011-2012. Lembrou, também, que o Brasil é o segundo maior produtor de alimentos do mundo e o terceiro maior exportador de produtos agropecuários – atrás apenas dos Estados Unidos e União Europeia –, sem perder de vista o foco no mercado interno e na garantia da segurança alimentar aos 190 milhões de brasileiros.

Dilma ressaltou o caráter estratégico do agronegócio no enfrentamento da instabilidade econômica internacional e citou a importância da agricultura familiar na produção de alimentos, distribuição de renda e resgate de brasileiros da pobreza extrema.

Na opinião da presidenta, é necessário fortalecer a agricultura para fazer frente ao caráter volátil e muitas vezes especulativo dos preços das commodities, fazer face às intempéries e proteger a agricultura para torná-la cada vez mais forte. Dilma disse, ainda, que é preciso lutar nos organismos internacionais contra o protecionismo e as práticas comerciais danosas ao Brasil, de forma a “assegurar o abastecimento de um mercado interno em crescimento”.

O ministro Mendes Ribeiro, por sua vez, agradeceu a confiança da presidenta Dilma Rousseff ao convidá-lo para chefiar o Ministério e afirmou que sua grande missão será ajustar o compasso entre as necessidades da sociedade e a gestão governamental. “Terei como inspiração os agricultores brasileiros”, afirmou.

* com informações do Blog do Planalto

 

Comments are closed.