Mutirão viabilizará 240 cirurgias de cataratas em três meses

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 19 de abril de 2012 as 14:53, por: cdb

         A Secretaria Municipal de Saúde de Pelotas (SMS) solicita que todas as pessoas que aguardam chamamento para realização de cirurgia de catarata, devidamente cadastradas no Serviço de Acolhimento da Prefeitura em ano anterior a 2010, devem comparecer ao prédio da SMS, localizado na rua Tiradentes, 3.120 (esquina com Santa Tecla), entre 8h e 12h – serão atendidas por uma assistente social. Convênio entre a Prefeitura e a Beneficência Portuguesa, que faz 30 cirurgias de cataratas ao mês, viabilizará um mutirão para a realização de 240 cirurgias nos próximos três meses.
       “É muito importante que estas pessoas, que já estavam inscritas até 2010, compareçam à Secretaria, munidas com o número do protocolo de encaminhamento, a fim de que possamos atualizar o cadastro e atender a toda esta demanda reprimida com a maior brevidade possível”, pondera a superintendente de Gestões e Planejamento, Patrícia Guerreiro.
         Patrícia explica que a Secretaria de Saúde conseguiu, recentemente, atualizar a lista de espera daqueles que se cadastraram a partir de 2010, mas houve dificuldades em contatar pacientes que haviam sido inscritos antes deste período – os números de telefones registrados nos protocolos de muitos destes já não respondem. Por isso, é muito importante que compareçam o quanto antes, para garantir o serviço – mesmo aqueles que já haviam realizado a cirurgia em um dos olhos.
         Procedimento – Por meio do convênio firmado entre a Prefeitura e a Beneficência Portuguesa, os pacientes passam por uma consulta, para avaliação com especialista e, quando é o caso, são solicitados exames. Quando os exames confirmam a necessidade de cirurgia para a retirada de cataratas, é marcada a cirurgia, respeitando a lista de espera.
         Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3284-9513.

Data: 19/04/2012
Hora: 17:45
Redator: Joice Lima – 025029
Fotógrafo: Rafa Marin –