Músicos iniciam turnê ‘anti-Bush’ nos EUA

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 29 de setembro de 2004 as 13:46, por: cdb

Um grupo de músicos, incluindo Bruce Springsteen e as bandas REM e Pearl Jam, começou uma turnê de duas semanas para convencer os eleitores a votarem contra o presidente americano, George W. Bush.

Eles vão se apresentar em 36 cidades de nove Estados em que a disputa entre Bush e o democrata John Kerry ainda está equilibrada, como Ohio e Michigan.

Em 8 de outubro, estarão na Flórida, cujo resultado pode ser novamente determinante nas eleições. Concluem o projeto com um show em Washington dia 11 de outubro.

A campanha é chamada de Vote for Change (Vote por Mudança) e a arrecadação vai para a organização America Coming Together (ACT), que tenta motivar as pessoas a comparecer às urnas para tirar Bush da Casa Branca em 2 de novembro.

‘Desonesto’

Springsteen disse à revista Rolling Stone que Bush agiu de forma “fundamentalmente desonesta” e manipulou o público americano ao levar o país à guerra no Iraque.

“Isso me deixou irritado… Senti que fomos enganados”, disse o cantor de 55 anos.

Os outros artistas envolvidos na turnê são Dave Matthews Band, Jurassic 5, Dixie Chicks, Death Cab for Cutie, James Taylor, Ben Harper, My Morning Jacket, Jackson Browne, Bonnie Raitt, John Fogerty, Keb’ Mo’, Bright Eyes, John Mellencamp e Kenny “Babyface” Edmonds.

Natalie Maines, do grupo Dixie Chicks, disse que é hora de mudar. Ela enfrentou fortes críticas após afirmar numa apresentação em Londres que tinha vergonha de ser natural do mesmo Estado que Bush, o Texas.