Museu de Belas Artes recebe mostra do pintor francês Chagall

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 14 de outubro de 2009 as 14:02, por: cdb

O Ano da França no Brasil leva ao Rio de Janeiro a exposição de O Mundo Mágico de Marc Chagall – O Sonho e a Vida. Serão expostas 283 obras do pintor bielorruso naturalizado francês, entre pinturas, guaches, esculturas e gravuras.

A mostra será aberta ao público nesta sexta-feira no Museu Nacional de Belas Artes, e ficará em cartaz até o dia 6 de dezembro.
 
– Chagall é um dos ícones da arte moderna e do surrealismo. Uma mostra deste porte não havia ainda sido exposta no País. É uma exposição imperdível, que foi aclamada em Belo Horizonte e agora estará disponível para o público no Rio de Janeiro. É um momento marcante das comemorações do Ano da França no Brasil –, celebrou o diretor de Relações Internacionais do Ministério da Cultura, Marcelo Dantas.
 
Sob a curadoria do museólogo Fabio Magalhães, a mostra reúne séries completas da obra de Chagall. Entre os destaques, as gravuras das séries A Bíblia (La Bible), Dafne e Cloé (Daphnis et Chloé) e As Almas Mortas (Les Âmes mortes), reunidas pela primeira vez no Brasil.

Destaque também para as pinturas Village au Cheval Vert ou Vision à la Lune Noire (Vilarejo com Cavalo Verde ou Visão sob a Lua Negra) e Les Mariés au Traîneau et au Coq Rouge (Os Noivos com Trenó e Galo Vermelho).
 
A programação é complementada com um núcleo expositivo que contextualizará as relações de Chagall com o Brasil e sua influência na arte brasileira. Foram selecionadas 25 obras de artistas brasileiros que fazem referência ou sofreram influência significativa da obra de Marc Chagall, como Cícero Dias, Ismael Neri, Lasar Segall e Tomás Santa Rosa.
 
Serviço:
“O Mundo Mágico de Marc Chagall – O Sonho e a Vida”
De 16 de outubro até 06 de dezembro
Visitação: de terça a sexta-feira, das 10h às 18h | sábados e domingos, das 12h às 17h
Preço:  R$ 5,00 – estudantes pagam R$ 2,00. Entrada franca aos domingos
Museu Nacional de Belas Artes
Avenida Rio Branco, 199 – Cinelândia – Rio de Janeiro